metropoles.com

Criança morre enquanto fazia limpeza nos dentes em posto da prefeitura

Menino de 8 anos era autista e equipe médica alega que precisou de sedativo para acalmá-lo. Polícia investiga o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/G1
Criança morreu durante procedimento dentário
1 de 1 Criança morreu durante procedimento dentário - Foto: Reprodução/G1

Uma criança autista de 8 anos morreu durante uma limpeza nos dentes, nessa segunda-feira (16/8), em Itaueira, no Piauí. O posto em que o procedimento foi realizado é de responsabilidade da prefeitura da cidade.

Segundo informações dos familiares, a equipe formada por uma dentista, um médico e um técnico de enfermagem aplicou uma anestesia na criança antes do procedimento. Neste momento, no entanto, ele começou a passar mal.

“Ele tem autismo, mas não estava agitado na hora do procedimento. Mesmo assim, teve a anestesia aplicada. Ele teve a primeira parada cardíaca por volta de 11h da manhã e depois não acordou mais. Ao longo do dia ele teve mais três paradas. A última aconteceu às 16h, que foi quando foi confirmada a morte”, contou Kaik Reis, primo da criança, ao G1.

Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade afirmou que a criança havia realizado exames preventivos e que o protocolo de atendimento adotado foi o mesmo utilizado pelo município em casos semelhantes.

A instituição ainda disse que prestou toda a assistência médica necessária para a estabilização da criança para a transferência para o hospital. Além disso, por se tratar de um paciente autista, o procedimento era diferenciado, o que acarretava no uso de sedativo para acalmá-lo.

A família registrou um boletim de ocorrência, mas o caso não é tratado como crime, segundo a delegada Roberta Leitão.

“Não estamos tratando o caso como crime. Iniciamos os procedimentos, começamos a colher informações e documentos que possam ajudar na investigação. Até o momento, ninguém foi ouvido. Também precisamos apurar se a criança tinha algum problema de saúde que não fosse de conhecimento da família e possa ter causado o óbito da criança”, disse.

O corpo passou por exames periciais no Hospital Regional Tibério Nunes e seguiu para o sepultamento na manha de terça-feira (17/8).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?