Criança morre afogada ao cair em poça provocada pela chuva em Goiás
De acordo com testemunhas, o menino caiu na água por acidente. Caso ocorreu em Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O menino José Francisco da Conceição Filho, de 8 anos, morreu afogado em uma poça provocada pela chuva, em Valparaíso de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal. A tragédia ocorreu na manhã dessa quinta-feira (18/2).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, testemunhas disseram que o garoto saiu para colher milho com outra criança, quando se desequilibrou, caiu na poça por acidente e se afogou.
A Guarnição de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para a ocorrência por volta das 9h30. Uma equipe foi até o local para socorrer a criança, que já tinha sido retirada da água por um vizinho.
Segundo a corporação, José já estava inconsciente, com a pele azulada e sem respiração. O garoto foi encaminhado ao Centro de Atenção Integrada à Saúde II (Cais) de Valparaíso de Goiás, mas foi a óbito no local pouco tempo depois.
Preocupação
Os dados sobre afogamento no Brasil assustam. Só nos primeiros cinco meses do ano passado, foram registrados 1.422 óbitos por afogamento acidental no país. Em 2020, foram 230 mortes entre crianças de até 14 anos, faixa etária de José Francisco.
Desde 2005, mais de 26 mil pessoas morreram em decorrência de afogamentos acidentais. Para se ter maior dimensão do problema, isso significa 12 mortes a cada 24 horas. Os números fazem parte de levantamento feito pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base nos balanços do Ministério da Saúde.