Criança é encontrada abandonada e responsáveis assassinados em Goiás
Menino tem 3 anos e estava desacordado e desnutrido. Corpos de um homem e uma mulher foram encontrados, depois, pela Polícia Militar
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma criança de três anos de idade foi encontrada na manhã desta segunda-feira (8/3) por agentes da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) desacordada, desnutrida e abandonada em casa, na cidade da região metropolitana de Goiânia.
A polícia descobriu, depois, que aqueles que estariam responsáveis pelo menino, um homem e uma mulher, foram assassinados a tiros e os corpos foram encontrados, também nesta manhã, no Setor Quinta da Boa Vista, na Serra das Areias, área afastada da cidade.
A ligação entre os três só foi possível estabelecer após rastreamento feito por policiais militares e relatos de pessoas que conheciam as vítimas. O homem encontrado morto é o único que estava com documento de identificação. Segundo os policiais do 45º Batalhão da PM, que atuam na região, ele se chama Adiel Júnior Marques Pereira.
Uma equipe do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Aparecida de Goiânia esteve no local e, conforme a apuração preliminar, o casal estaria responsável pela criança havia cerca de um mês, somente.
Sozinha há dias
O comandante da GCM, Weber Júnior, acredita que a criança estava sozinha em casa havia, pelo menos, dois dias. Ela foi encontrada na sala, desacordada e com quadro avançado de desnutrição. Os guardas a levaram, imediatamente, para uma unidade de saúde.
O caso chegou à GCM por meio de denúncia feita por vizinhos. De acordo com o relato deles, o garoto passou a noite chorando muito e, de repente, se calou. Eles pensaram que algo pior pudesse ter acontecido.
A casa, que fica no Conjunto Estrela do Sul, estava bastante suja, desorganizada e sem nenhum alimento para o garoto comer. Em vídeo feito pelos guardas, no local, é possível verificar diversos objetos espalhados pelo chão, muita sujeira sobre a mesa da cozinha e eletrodomésticos danificados.
Veja:
“A casa estava trancada. O ambiente é insalubre, bagunçado e não tinha nenhuma comida. Os guardas adentraram o local por volta das 9h e encontraram a criança sozinha”, conta Weber.
Atendimento médico
O menino foi levado primeiro para o Hospital Marlene Teixeira, na Vila Brasília, mas, assim que constatado o quadro grave, ele foi encaminhando para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Parque Flamboyant. Ele passou por exames e, segundo a equipe médica, ele está estável, sem maiores riscos.
Os corpos do homem e da mulher que estariam responsáveis pelo garoto, segundo a polícia, estavam com muitos ferimentos de tiro no rosto, na cabeça e nas costas. Ainda não se sabe há quanto tempo o homicídio ocorreu.
A Polícia segue apurando o caso, em busca de mais informações. O Conselho Tutelar da Vila Brasília entrou no caso para acompanhar a situação da criança e tomar as providências legais necessárias, assim como as medidas protetivas.
Outro caso de abandono
Em fevereiro, dois casos de crianças encontradas em situação de abandono e maus-tratos chocaram o país. Um menino de 11 anos foi encontrado acorrentado dentro de um barril, em Campinas (SP). Vizinhos ajudaram no resgate do garoto, que pediu ajuda pela janela.
O garoto era mantido nu e acorrentado pelas mãos e pelos pés. Três pessoas, o pai, a madrasta e a filha dela, foram denunciadas à Justiça por tortura.
A outra situação, também em São Paulo, envolveu uma criança de três anos. O garoto também vivia dentro de um barril, obrigado pela mãe. Ela, que tem 20 anos, foi presa em flagrante.