metropoles.com

Criança com paralisia cerebral é deixada na escola em dia de excursão

“Hoje, vendo meu filho chegar da escola não tive como não chorar”, disse a mãe nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
deficiencia
1 de 1 deficiencia - Foto: Facebook/Reprodução

Em um post nas redes sociais, a mãe de uma criança com paralisia cerebral desabafou sobre uma situação absurda que ocorreu na escola municipal que o filho estuda. Segundo Adriane Cruz, moradora de Belo Horizonte (MG), o garoto foi barrado de ir a uma excursão ao cinema com os outros alunos por causa da deficiência.

“Hoje, vendo meu filho chegar da escola não tive como não chorar. Toda a turminha da escola foi ao cinema, meu filho ficou de 7h as 11h20 circulando no corredor da escola com o auxiliar de apoio. Há 9 anos, ele estuda na escola inclusiva”, contou a mãe no post do Facebook.

Segundo Adriane, entre os motivos apontados pela escola para ele não participar dos passeios e eventos, estão: “porque está frio, porque ele grita, porque ele levanta a perna, porque não sabem qual será a reação dele”. “Ver ele chegando com um balãozinho do SESC pendurado na cadeira como prêmio de consolação, doeu-me ainda mais. Como ele vai aprender a ir ao cinema, a controlar suas emoções, se a escola não lhe fornece os outros temperos?”, desabafou.

No post, a mãe ainda questiona se as escolas estarão prontas para ajudar a quem realmente precisa. “Quando os profissionais da educação estarão prontos para incluir? E o que precisa para eles aprenderem? Cobaias já temos. Meu filho está a 9 anos sofrendo nesta função”, disse.

Confira o desabafo na íntegra:

Hoje vendo meu filho chegar da escola não tive como não chorar.

Toda a turminha da escola foi ao cinema, meu filho ficou de 07:00 as 11:20, circulando no corredor da escola com o auxiliar de apoio dele, a 9 anos meu filhos estuda na escola inclusiva, e ainda não conseguiram aplicar o lindo projeto que eu também amo, que se encontra escrito no papel, ele não vai aos passeios da escola,este ano nem mesmo convidado a festa junina da escola foi. “Motivos da escola:”
•porque está frio,
•porque ele grita,
•porque levanta a perna
•porque não sabem qual será a reação dele.

Fico imaginando como é frustrante ser quem capacita estes profissionais da inclusão, são estudos, textos,filmes e estudos de casos maravilhosos,mas não se aplica a vida real, ver ele chegando com um balãozinho do SESC,pendurado na cadeira como prêmio de consolação, doeu-me ainda mais, como ele vai aprender a ir ao cinema,como vai aprender a controlar suas emoções se a escola não lhe fornece os outros temperos, comigo o João vai ao cinema, dança no palco,entra na água fria,rola no chão, mas aqui é a casa dele o reino dele, tem o tempero do amor, tem minha condição é uma ação familiar, a introdução da vida social com olhares e avaliações diferentes ocorrem na escola, não desisto, mas me sinto muito cansada, até quando Patricia Cunha, SMED( Secretaria municipal de educação) a inclusão vai ser algo que existe apenas nos projetos escritos em folhas?
Quando os profissionais da educação estarão prontos para incluir?
E o que precisa para eles aprenderem?

Cobaias já temos meu filho está a 9 anos sofrendo nesta função.
Como ele vai formar suas ideias e sentimentos sem o apoio da escola e da sociedade?
Incluir no meu ver vai além de deixar uma pessoa limpa e bem alimentada circulando por corredores de escolas municipais da cidade de Belo Horizonte, e acredito que está opinião também é dos profissionais, como nos familiares de pessoas com deficiência podemos ajudar vocês?
Acredito que o treinamento da prefeitura não é suficiente,estamos dispostos a ajudar viu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?