metropoles.com

CPMI do 8/1: Eliziane cita, mas não indicia Dino, GDias, e outros

Relatora da CPMI do 8/1 lê, nesta terça-feira (17/10), o parecer final sobre os atos antidemocráticos. Ela pediu indiciamento de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida cpmi 8 janeiro - metrópoles
1 de 1 imagem colorida cpmi 8 janeiro - metrópoles - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) lê, nesta terça-feira (17/10), o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro no Congresso Nacional. O parecer pede o indiciamento de 61 pessoas, entre civis e militares.

O relatório pede que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja indiciado como “verdadeiro autor” intelectual e moral dos atos do 8 de Janeiro, quando militantes simpaticos a ele e críticos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes. Eliziane pede ainda o indiciamento de outras 60 pessoas, incluindo militares como os ex-ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto.

Alguns personagens envolvidos no episódio, porém, foram citados pela relatora mas sem pedido de indiciamento. Nestes casos, a senadora solicitou o aprofundamento das investigações pelas autoridades competentes.

Entre essas pessoas estão o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o hacker Walter Delgatti Neto; o advogado e consultor jurídico Amauri Feres Saad; e o assessor jurídico da Presidência e procurador federal Renato Lima de França.

Também foi poupado o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, o GDias. Sobre ele, Eliziane afirma estar ausente o dolo em sua conduta:

“Não se pode igualar a sua conduta àquelas dos seus subordinados, acima indiciados, já que efetivamente no cargo havia apenas sete dias, ao passo que os seus inferiores hierárquicos eram evidentemente conhecedores de informações privilegiadas a respeito do risco concreto de danos ao Palácio do Planalto, e que optaram dolosamente por se omitir, quando tinham a obrigação normativa de agir para evitar o resultado”, argumenta a relatora.

Alvo da minoria oposicionista na CPMI, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, não foi indiciado pela relatora. As citações ao ex-governador do Maranhão se restringem a transcrições de mensagens trocadas entre ele e outros atores.

A senadora também solicita o aprofundamento das investigações sobre a responsabilidade de duas empresárias: Francisca Alice de Sousa Reis e Michelle Tatianne Ribeiro de Sousa. Elas são proprietárias dos postos Cavalo de Aço e Super Posto Pioneiro e custearam a viagem de Goiânia à Brasília de George Washington, condenado por tentativa de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília.

O relatório também cita, sem atribuir delitos, os episódios da revenda de joias recebidas por Bolsonaro e da falsificação do cartão de vacinação do ex-presidente

4 imagens
A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), lê o documento e outros parlamentares também devem apresentar relatórios alternativos
A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
Senadora Eliziane Gama
1 de 4

A CPMI do 8 de Janeiro se reúne na manhã desta terça-feira (17/10) para a leitura do relatório final do colegiado

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 4

A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), lê o documento e outros parlamentares também devem apresentar relatórios alternativos

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 4

A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA)

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 4

Senadora Eliziane Gama

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?