CPI: intérprete de libras se emociona e chora com depoimento de órfã da Covid
Giovanna Gomes Mendes da Silva contou que perdeu o pai e a mãe para a doença. Intérprete ficou tão emocionado que precisou ser substituído
atualizado
Compartilhar notícia
Um intérprete de libras que sinalizava durante a transmissão da CPI da Covid-19, na TV Senado, emocionou-se durante o relato de Giovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos, que perdeu o pai e a mãe para o novo coronavírus. O intérprete precisou ser substituído por um colega.
Nesta segunda-feira (18/10), a CPI fez uma audiência pública destinada a ouvir as vítimas da Covid-19 e familiares que perderam entes para a doença.
Que tristeza! O relato de Giovanna e de tantos outros hoje na #CPIdaCovid é de partir o coração. Nem o intérprete de Libras resistiu às emoções. O Brasil fará justiça por Giovanna e pelas mais de 600 mil vítimas dessa política de morte. pic.twitter.com/tS0ez9fLph
— Marília Arraes (@MariliaArraes) October 18, 2021
Giovanna conta que ela, os pais e a irmã eram muito unidos e estavam sempre juntos. “Quem conhece, sabe”, afirma a jovem durante o relato. Ela ainda continua: “Quando meus pais faleceram, a gente perdeu as coisas que a gente mais amava. E eu precisava da minha irmã e ela precisava de mim”.
A jovem, entretanto, também ficou emocionada durante o depoimento e precisou interromper sua fala, pedindo desculpas em seguida. Nesse mesmo momento, o intérprete se mostrou comovido e não conseguiu acompanhar o restante do relato.
Ela ainda conta que, depois do falecimento dos pais, pensou “que não poderia mais ficar sem a minha irmã, assim como ela não poderia ficar sem mim”. A partir desse momento, outro intérprete passou a sinalizar o depoimento de Giovanna.
No relato, a adolescente também falou sobre a dificuldade que teve para conseguir tratar os pais e como está o processo de cuidar da irmã. A mãe de Giovanna era transplantada e fazia hemodiálise, enquanto o pai da jovem sofria de câncer.
A Comissão Parlamentar também ouviu outros quatro relatos: Mayra Pires Lima, enfermeira de Manaus que perdeu a irmã; Kátia Shirlene Castilho dos Santos, que perdeu os pais; Arquivaldo Bites Leite, que está tratando as sequelas da doença; e Rosane Brandão, que perdeu o marido para o vírus.