metropoles.com

CPI aprova relatório que pede indiciamento de chefes da Braskem

Relatório da CPI, feito pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), prevê o indiciamento de três empresas e de 11 pessoas por crimes ambientais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Foto colorida do senador Rogério Carvalho, relator, e do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Braskem no Senado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Rogério Carvalho, relator, e do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Braskem no Senado - Metrópoles - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (21/5), o relatório final do senador Rogério Carvalho (PT-SE). O documento prevê o indiciamento de três empresas e de 11 pessoas por crimes ambientais.

O colegiado investigou as causas do afundamento do solo de diversos bairros de Maceió, capital de Alagoas.

5 imagens
Construções ilegais visam inflar indenizações da Braskem em Maceió
Flexais, em Maceió, comunidade deixada para trás na retirada
Região foi evacuada e nem pescadores podem se aproximar
Mina18 da Braskem
1 de 5

Bairros do Mutange, Pinheiro e comunidade Flexais, afetados pela mineração da Braskem, em Maceió, que causou afundamento de solo e realocação de milhares de famílias - Metrópoles

Orlando Costa/Especial Mestrópoles
2 de 5

Construções ilegais visam inflar indenizações da Braskem em Maceió

Reprodução/Gazeta Web
3 de 5

Flexais, em Maceió, comunidade deixada para trás na retirada

Orlando Costa/Especial Metrópoles
4 de 5

Região foi evacuada e nem pescadores podem se aproximar

Orlando Costa/Especial Mestrópoles
5 de 5

Mina18 da Braskem

Orlando Costa/Especial Mestrópoles

O parecer do relator foi apresentado na última quarta-feira (15/5). A CPI analisou diversos documentos e depoimentos sobre a exploração de sal-gema na capital alagoana desde a década de 1970.

Rogério Carvalho destacou que não foi possível identificar o momento exato em que a extração do mineral se tornou “ambiciosa”, mas ressaltou o envolvimento da Braskem no afundamento de Maceió.

“Concluímos que a Braskem sabia da possibilidade de subsidência [afundamento] do solo e mesmo assim decidiu deliberadamente assumir o risco de explorar as cavernas além da capacidade segura de produção”, enfatizou o relator Rogério Carvalho.

Relatório da CPI não pediu indiciamento de agentes públicos

O relatório não pediu o indiciamento de agentes públicos responsáveis pelo licenciamento ou fiscalização da mineração da petroquímica.

No entanto, sugeriu que o Ministério Público realize mais diligências para investigar possível prevaricação dos ex-ministros de Minas e Energia Moreira Franco (2018), Bento Albuquerque (2019-2022) e Adolfo Sachsida (2022).

A Braskem extraia sal-gema nas proximidades da Lagoa Mundaú, em Maceió. O item é explorado para fabricação de PVC.

A CPI foi instalada depois de um pedido de requerimento apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) para investigar a responsabilidade da Braskem no afundamento de solos dos bairros alagoanos.

Além do indiciamento de dirigentes da petroquímica, o relatório do senador Rogério Carvalho apresentou três projetos de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLP) para amparar o poder do Estado na regulamentação da exploração mineral.

O que diz a Braskem

A Braskem informou, na última semana, que colaborou ao longo de toda CPI e continua à disposição das autoridades sobre o caso.

“A Braskem reitera que esteve à disposição da Comissão Parlamentar de Inquérito, colaborando prontamente com todas as informações e providências solicitadas. A companhia continua à disposição das autoridades, como sempre esteve.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?