CPI dos Atos Golpistas tem reunião com Alexandre de Moraes nesta terça
Encontro de presidente da CPI com Moraes será para discutir as divulgações de informações de processos que correm sob sigilo no STF
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), se reúne nesta terça-feira (13/6) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A CPI investiga os ataques do início deste ano.
O encontro ocorrerá às 16h, na sede do TSE, em Brasília e será para discutir as divulgações de informações de processos que correm sob sigilo na Suprema Corte envolvendo acusados de participar dos atos de depredações em Brasília no dia 8 de janeiro.
Moraes também é o relator de inquérito na Corte que investiga atividades de milícias digitais contra a democracia e os ataques ao prédios dos Três Poderes.
A CPI tem sessão marcada para esta terça e consta, na pauta, a análise de 285 requerimentos apresentados por Arthur Maia. No entanto, todos os requerimentos com pedidos de informações sigilosas e quebras de sigilo foram retirados da previsão de votação.
O objetivo dos membros do colegiado é votar apenas as solicitações de informação que não correm em segredo de Justiça, além de convites e convocações de depoentes.
Na última semana, a oposição apresentou um requerimento para ter acesso a todos os inquéritos que estão em curso no STF daqueles que invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ideia dos integrantes da oposição ter à mesa a identificação de cada invasor investigado.
Uma vez fora da pauta do colegiado por enquanto, os itens mais sensíveis e sigilosos só devem aparecer após a conversa de Maia com Moraes.
CPI
Composta por 16 deputados e 16 senadores, a comissão mista terá 180 dias – com chance de prorrogação – para convocar e votar requerimentos. A maioria da bancada é composta por integrantes da base governista, superando oposição e partidos independentes.
O colegiado funcionará às terças e quintas, às 9h, sob presidência de Arthur Maia (União-BA) e Eliziane Gama (PSD-MA).
A leitura para instalação da comissão ocorreu na primeira sessão conjunta do Congresso Nacional deste ano, em 26 de abril. O ato foi presidido pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), parlamentar que tem a idade mais avançada entre os integrantes da comissão.