metropoles.com

CPI do MST: Samia Bomfim ironiza Salles e tem microfone cortado; vídeo

Na CPI do MST, Samia Bomfim provocou o relator Ricardo Salles sobre problemas enfrentados no PL para disputar prefeitura de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados
Samia Bomfim e Ricardo Salles discutem na CPI do MST
1 de 1 Samia Bomfim e Ricardo Salles discutem na CPI do MST - Foto: Câmara dos Deputados

A CPI do MST, instaurada na Câmara dos Deputados, tem sido palco de uma disputa envolvendo o corte de microfone durante as falas da deputada Samia Bomfim (PSol-SP). Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (30/5), a parlamentar acusou o relator Ricardo Salles (PL-SP) de interromper seu direito de fala após provocá-lo sobre sua articulação política para concorrer à Prefeitura de São Paulo e sugeriu nova denúncia à Procuradoria Geral da República.

A parlamentar discursava sobre a diligência realizada pela CPI do MST a assentamentos localizados em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, nessa segunda-feira (29/5). Entre os deputados que fizeram a inspeção estão o Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, e Ricardo Salles, relator do colegiado.

O grupo de oposição tentou classificar os assentados como invasores de terras produtivas. Samia defendeu que a fazenda Santa Monica, uma das visitadas, na verdade foi invadida por uma mulher chamada Maria Nanci. Ela acompanhou a diligência e foi acusada de assediar os acampados, com estímulo de Ricardo Salles. De acordo com a deputada do PSol, a mulher pediu a reintegração de posse, o que foi negado por falta de documentação comprovando a posse.

Nesse momento, ela provocou o relator: “Você, Salles, que está sonhando em disputar a prefeitura contra o Guilherme Boulos e nem o próprio partido o senhor conseguiu convencer ainda, vive acusando ele de fazer invasão da casa alheia, invadiu o barraco onde as pessoas moram”. Nesse momento, seu microfone foi cortado.

Após reclamações, ela recuperou o direito de fala: “É mais um que quer que a PGR faça investigação por cortar o microfone, assim como está acontecendo com o presidente da CPI. Além da Polícia Federal, o senhor vai ter a PGR daqui a pouco. O senhor se controle e não interrompa”.

PGR

Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF), através do Ministério Público Eleitoral, solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) investigação sobre suposta prática de violência política contra Samia Bonfim.

Na última terça (23/5), Zucco foi acusado de desligar o microfone de Samia quando a deputada começou a ler a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a investigação contra o presidente da CPI, no âmbito dos atos antidemocráticos.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?