metropoles.com

CPI do MST ouve GDias, ex-ministro do GSI, sobre invasões de terras

Oposição quer vincular gestão de Lula a invasões de terras produtivas comandadas pelo MST. GDias foi ministro de Lula de janeiro a março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
GDias Imagem colorida de Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI GDias - Metrópoles
1 de 1 GDias Imagem colorida de Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI GDias - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ouviu, nesta terça-feira (1º/8), o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido como GDias.

O militar foi convocado por meio de requerimento apresentado por Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI, como forma de atingir o governo federal. Membros da oposição acusam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ser conivente com invasões coordenadas pelo MST.

GDias comandou o GSI entre janeiro e março deste ano, mas deixou o cargo após ser flagrado em imagens de câmeras de segurança, após os ataques antidemocráticos de 8/1. No pedido de convocação, Salles alega que o colegiado precisa ouvir GDias para colher informações sobre supostas invasões de terras produtivas comandadas pelo MST.

A oitiva ocorreu dias após cerca de 1.550 integrantes do MST ocuparem a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Petrolina, em Pernambuco. O grupo pedia providências do Executivo na implementação da reforma agrária e desocupou o local na segunda-feira (31/7).

Acompanhe ao vivo:

Relatórios de inteligência

No requerimento aprovado pela CPI, Ricardo Salles pontua que Gonçalves Dias pode contribuir com as investigações porque o GSI é quem recebe, em primeira mão, os relatórios periódicos de inteligência elaborados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), antes da documentação ser enviada à Presidência da República.

Salles quer vincular invasões coordenadas pelo MST à gestão do presidente Lula. “A partir de janeiro de 2023, as invasões de terra no Brasil alcançaram nível recorde, conforme divulgado nos principais veículos de comunicação do país”, alegou o parlamentar em requerimento.

“Urge também termos conhecimento sobre quais medidas que o GSI adotou para informar as autoridades competentes e possibilitar que medidas cabíveis fossem tomadas a fim de coibir as invasões de terras”, concluiu Salles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?