CPI do 8/1: Soraya pede saída de André Fernandes e investigados no STF
Fernandes é titular da CPI e investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nos atos golpistas de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), pediu, nesta quinta-feira (29/6), o afastamento do deputado André Fernandes (PL-CE) da composição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro.
Fernandes é titular da CPI mista e investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nos atos golpistas de janeiro. O parlamentar publicou, dias antes dos ataques, um texto sobre o “ato contra o governo Lula”. “Estaremos lá”, escreveu.
Além disso, no dia das depredações na Praça dos Três Poderes, Fernandes divulgou imagens da porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sendo depredada por golpistas.
No requerimento apresentado à mesa da CPI, Soraya Thronicke alegou que o deputado deveria ser considerado impedido de permanecer na comissão, “assim como ocorre com membros da magistratura e do Ministério Público nos inquéritos em que possa haver parcialidade por parte da autoridade jurídica”.
Soraya pediu que o requerimento fosse colocado em pauta na próxima sessão deliberativa da CPI. O colegiado se reúne na terça-feira (4/7) para ouvir Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) investigado por envolvimento nos atos.
Na quinta-feira (6/7), a CPI votará requerimentos. O colegiado deve aprovar pedidos de quebras de sigilos bancários e telemáticos de investigados.