metropoles.com

CPI do 8/1: relatora pede convocação de almirante Garnier, da Marinha

O militar foi citado na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI durante Comissão Parlamentar Mista de Inquérito CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 Senadora Eliziane Gama, relatora da CPMI durante Comissão Parlamentar Mista de Inquérito CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou, nesta quinta-feira (21/9), que solicitou a convocação do almirante de esquadra da Marinha Almir Garnier, ex-comandante da Força. O militar foi citado na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu espero que na terça-feira a gente de fato possa aprovar [a convocação]”, disse. “Eu acho que diante do fato de hoje, o almirante passa a ser uma pessoa absolutamente fundamental [para a CPI] e volta do Mauro Cid. Eu elencaria essas duas figuras como muito centrais para a reta final dos trabalhos da CPMI”, disse a relatora.

À PF, Cid teria dito que a reunião que o então presidente Jair Bolsonaro teve, no ano passado, com a cúpula das Forças Armadas e seus ministros mais próximos não resultou em uma proposta de golpe de Estado porque a ideia de intervenção militar não foi aceita por unanimidade.

Ele também citou o almirante Garnier, que teria afirmado ao ex-presidente que suas tropas estariam prontas para responder à convocação de Bolsonaro. O Comando do Exército, no entanto, conforme Cid, teria ficado contra a ideia de golpe e contra o consequente impedimento da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O almirante Garnier é o mesmo que se recusou a comparecer à cerimônia de entrega do cargo ao comandante Marcos Sampaio Olsen no governo Lula. Vale lembrar que no dia 13 de dezembro de 2022, um dia depois que bolsonaristas tentaram invadir a sede da PF em Brasília, houve as comemorações do Dia do Marinheiro.

Na ocasião, Bolsonaro mandou uma mensagem à tropa: “Os fuzileiros navais, com sacrifício da própria vida, lutaram e sempre lutarão para impedir qualquer iniciativa arbitrária que possa vir a solapar o interesse do nosso país”.

No evento, que aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais em Brasília, Almir Garnier disse que Bolsonaro contava “com a minha, com a sua, com a nossa Marinha”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?