metropoles.com

CPI do 8/1 marca para quinta o depoimento de “hacker da Vaza Jato”

Delgatti está preso preventivamente desde quarta-feira (2/8) por suposta invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Walter Delgatti hacker
1 de 1 Walter Delgatti hacker - Foto: Reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8/1 marcou, nesta terça-feira (8/8), o depoimento de Walter Delgatti, o “hacker da Vaza Jato”, para a próxima quinta (10/8). Quatro pedidos para ouvir Delgatti foram apresentados ao colegiado após a operação da Polícia Federal (PF).

Delgatti está preso preventivamente desde quarta-feira (2/8), quando a PF deflagrou operação que investiga a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Segundo Carla Zambelli (PL), que também foi alvo da operação, Delgatti se encontrou com o então presidente, Jair Bolsonaro (PL), em 2022. “Ele [Delgatti] se ofereceu para participar de uma espécie de auditoria no primeiro e segundo turno das eleições. Ele encontrou Bolsonaro, que perguntou se as urnas eram confiáveis. Nunca mais houve contato entre eles”, disse Zambelli.

O deputado Rogério Correia (PT), que pediu a convocação de Delgatti, declarou que “Zambelli trouxe o hacker para o interior do golpe com aval de Bolsonaro”.

A mesma tese foi defendida pela relatora da CPI do 8/1, Eliziane Gama (PSD): “A oitiva do Walter Delgatti Netto, conhecido como ‘hacker de Araraquara’, poderá auxiliar esta Comissão a esclarecer como a deputada Carla Zambelli atuou de modo a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022. O depoimento nos parece fundamental para a investigação dos fatos desta Comissão de Inquérito.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?