metropoles.com

CPI do 8/1 marca depoimento de GDias para a próxima semana

GDias está na mira da oposição por supostamente ter sido alertado sobre atos de 8 de janeiro e pedir manipulação de documento da Abin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vídeo Exército PM GDias GDias PF Polícia Federal
1 de 1 Vídeo Exército PM GDias GDias PF Polícia Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Comissão Parlamentar Mista de Inquéirito (CPMI) do 8 de janeiro no Congresso Nacional marcou para a próxima quinta-feira (31/8) o depoimento de Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O agendamento ocorreu após uma série de reuniões do colegiado para acordar a pauta de votações da sessão deliberativa desta terça-feira (22/8). Até o momento, o grupo não conseguiu chegar a um acordo para votar requerimentos da base governista contra nomes ligados a Jair Bolsonaro (PL).

O agendamento do depoimento de GDias, no entanto, mobilizado pela oposição, pode influenciar na construção de um acordo. GDias era chefe do GSI na época dos ataques à sede dos Três Poderes em Brasília.

Investigações apontam que o general teria sido alertado sobre o risco de invasões antes dos ataques. Além disso, ele está na mira da oposição por ter pedido a retirada do próprio nome de um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O documento seria enviado à Comissão das Atividades de Inteligência do Congresso.

Falta de acordo

A CPMI tinha reunião deliberativa prevista para as 9h desta terça. No encontro, parlamentares deveriam votar uma série de requerimentos. A sessão foi adiada para as 11h e, depois, por falta de acordo, foi remarcada para as 14h. De acordo com Eliziane, ainda não há consenso para a aprovação de alguns requerimentos.

O presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), tem se mostrado resistente à inclusão de pedidos contra a família Bolsonaro e nomes ligados ao ex-presidente, como o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (citado por Delgatti em depoimento), e Valdemar Costa Neto, presidente do PL. É Maia quem decide a pauta das reuniões da CPMI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?