metropoles.com

CPI: deputado quer convocar homem que destruiu relógio de Dom João VI

Pedido foi apresentado por Rogério Correia durante depoimento do ex-diretor da Abin Saulo Moura da Cunha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida claudio destruiu relogio planalto brasilia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida claudio destruiu relogio planalto brasilia - Metrópoles - Foto: Reprodução

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou, nesta terça-feira (1º/8), pedido para convocar Antônio Cláudio Alves Ferreira, que destruiu o relógio de Balthazar Martinot, trazido ao Brasil em 1808 por dom João VI, a falar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.

Ferreira está preso desde 23 de janeiro em Uberlândia. Durante depoimento à Polícia Federal, o bolsonarista decidiu ficar em silêncio. Em 19 de julho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão do criminoso.

Segundo Moraes, a manutenção da prisão é fundamental para o avanço das investigações. “A restrição da liberdade do acusado é medida imprescindível  também para a identificação das demais pessoas que participaram dos atos criminosos”, escreveu na decisão.

CPI escuta ex-diretor da Abin

O requerimento foi apresentado durante o depoimento do ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha, na CPI. A oitiva teve início às 9h e, após 4h30 de duração, foi suspensa e retomou às 15h10.

Saulo Moura da Cunha entrou no radar da oposição à gestão Lula após revelações de que a agência teria alertado o novo governo sobre a possibilidade de invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Cunha foi exonerado do cargo da diretoria da Abin em março e, em abril, escolhido pelo presidente Lula para chefiar a assessoria especial de Planejamento e Assuntos Estratégicos do GSI. Ele assumiu as funções no GSI em 13 de abril. No dia 19, uma semana depois, foram divulgadas imagens do então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto durante a invasão de 8/1.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?