metropoles.com

CPI da Intolerância Religiosa convoca presidente da Fundação Palmares

Comissão quer entender o motivo da aberttura de licitação para substituir marca da instituição, que remete ao orixá Xangô

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ògan Luiz Alves/Projwto Oníbodê
mãe de santo xingada por presidente da Fundação Palmares posa em frente à instituição
1 de 1 mãe de santo xingada por presidente da Fundação Palmares posa em frente à instituição - Foto: Ògan Luiz Alves/Projwto Oníbodê

Rio de Janeiro – A CPI da Intolerância Religiosa, na Assembleia Legislativa do Rio, vai convocar o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, para que ele explique as razões que o levaram a abrir um processo licitatório para escolha de nova identidade visual para a instituição. A mudança proposta da marca teria sido motivada em razão de a atual remeter ao machado do orixá Xangô, cultuado por religiões de matrizes africanas.

O relator da CPI da Intolerância Religiosa, na Alerj, deputado Átila Nunes (MDB), protocolou, nesta terça-feira (24/8), representação no Ministério Público Federal pedindo a abertura de inquérito e o cancelamento da licitação. O pedido teve endosso de várias entidades, que divulgaram também uma nota de repúdio contra a ação do presidente da Fundação Palmares.

Átila Nunes ressalta que a Fundação Cultural Palmares é uma instituição representativa negra e não há justificativa válida para que sua marca não possa representar elementos da cultura afro-brasileira.

“Acrescenta-se ainda que a Fundação é um patrimônio nacional, conquista da qual todos os brasileiros que respeitam e celebram a cultura afro-brasileira têm orgulho. Desse modo, não se pode pactuar com a extinção da grande conquista que a instituição representa para a comunidade negra brasileira, que é a promoção da preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”, avalia.

Sérgio Camargo sorri ao lado do presidente Jair Bolsonaro
Sérgio Camargo é presidente da Fundação Palmares

O símbolo da Fundação Palmares foi criado pelo designer e professor baiano Beto Cerqueira em 2010, em homenagem a Xangô, considerado o Rei da Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?