metropoles.com

CPI da Covid-19 será prorrogada até outubro, diz Omar Aziz

No entanto, presidente da CPI afirmou que Rodrigo Pacheco quer manter o recesso parlamentar caso a LDO seja aprovada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Omar Aziz_CPI da Covid
1 de 1 Omar Aziz_CPI da Covid - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), declarou, neste domingo (11/7), que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai prorrogar a comissão de inquérito até outubro. Aziz deu a declaração em entrevista à CNN Brasil. 

A CPI da Covid estava marcada para terminar no dia 7 de agosto. Caso a extensão seja confirmada, o colegiado funcionará por mais 90 dias.

Aziz ainda disse que o presidente do Senado Federal quer manter o recesso parlamentar caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja votada. A sessão para analisar a proposta está marcada para quinta-feira (15/7). A pausa nos trabalhos do Legislativo iria de 18 a 31 de julho.

Ao Metrópoles, o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), já havia defendido a prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O senador afirmou que o colegiado apura, hoje, denúncias “mais graves do que o fato que determinou sua instalação, em janeiro”.

Na ocasião, como justificativa para a instalação da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do primeiro requerimento, defendeu a necessidade de investigação de possíveis omissões e negligências cometidas pelo governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19, em especial no colapso sanitário registrado em Manaus (AM).

Pressão

Na sexta-feira (9/7), o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), mandou um recado a Pacheco e cobrou apoio do presidente da Casa aos trabalhos do colegiado.

O senador disse que a comissão não tem o apoio explícito de Pacheco. “Temos tidos dificuldades no encaminhamento das demandas, não da CPI, mas da própria investigação”, disse.

Calheiros ainda fez um “apelo” a ele: “Apelo ao presidente do Senado para que, definitivamente, apoie os trabalhos, porque nós vamos adiante”.

Após a fala de Calheiros, Pacheco reagiu e declarou que “não considera justa” a manifestação do relator.

“A CPI, como órgão do Senado, recebeu todo o meu apoio, inclusive material. Não há, de minha parte, qualquer interferência, eu não me permito interferir. Acredito que é um bom préstimo que faço para que a CPI cumpra seu papel, de maneira isenta, porém respeitosa. Espero que o resultado [das investigações] seja um resultado justo a partir de uma apuração independente”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?