metropoles.com

CPI: coronel que sugeriu golpe pede para ser ouvido como investigado

Coronel Lawand era subchefe do Estado Maior do Exército e, segundo a PF, incentivou Mauro Cid a convencer Bolsonaro de impedir posse de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
coronel lawand
1 de 1 coronel lawand - Foto: Reprodução

A defesa do coronel Jean Lawand Júnior pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele tenha direito de ser ouvido somente como investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8/1. Nesse caso, ele poderia ficar em silêncio e responder somente às perguntas que não o incriminem.

O militar trocou mensagens com Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, sobre um possível golpe de Estado contra o resultado das eleições de 2022.

Ele era subchefe do Estado Maior do Exército e, de acordo com a PF, incentivou Mauro Cid a convencer Jair Bolsonaro de impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomasse posse em 1º de janeiro deste ano.

O coronel foi convocado pela CPI na última terça-feira (20/6) para prestar depoimento como testemunha. Nesse caso, tem obrigação de comparecer e responder a todas as perguntas.

A defesa argumenta que ele deve ser ouvido como investigado, pois Lawand pode passar por “situações constrangedoras” durante a oitiva, caso seja testemunha.

“É possível que ocorram situações constrangedores durante a oitiva do Cel Lawand, como testemunha, e que possam comprometer seu direito ao silêncio e a não incriminação. Caso venha a se confirmar a referida postura por algum membro da CPMI quando do depoimento do paciente, haverá nítido constrangimento ilegal, o que se busca desde já evitar por meio desta ação preventiva”, argumentam os advogados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?