metropoles.com

CPI Braskem: relator aponta prejuízos por extração de sal-gema em AL

Senado investiga o envolvimento da petroquímica Braskem em alguns bairros de Maceió, capital de Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Foto colorida do senador Rogério Carvalho, relator da CPI da Braskem - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Rogério Carvalho, relator da CPI da Braskem - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou nesta quarta-feira (15/5) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. Segundo o parlamentar, a extração de sal-gema pela petroquímica causou danos em diversos bairros de Maceió, capital de Alagoas.

“O afundamento do solo, que está provado, é resultado de um crime. Não se trata de acidente e não pode ser naturalizado. É consequência da exploração irresponsável e desmedida de sal-gema no subsolo da região da Lagoa Mundaú”, afirmou Rogério Carvalho.

O relator da CPI pediu o indiciamento da Braskem, de dirigentes e de técnicos da empresa por suposto envolvimento no afundamento de Maceió em consequência da extração de sal-gema.

“Concluímos que a Braskem, que responde diretamente pela mineração na região desde 2002, sabia da possibilidade de subsidência do solo e, mesmo assim, decidiu deliberadamente o risco de explorar as cavernas para além das suas capacidades seguras de proteção”, alegou o senador sergipano.

A Braskem extraia sal-gema nos arredores da Lagoa Mundaú, em Maceió. O item é explorado para fabricação de PVC.

A empresa, por sua vez, informou que encerrou a extração de sal-gema em Maceió em maio de 2019, o que afetou a produção da fábrica de Marechal Deodoro e no Polo de Camaçari, na Bahia.

A CPI foi instalada após um pedido de requerimento apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) para investigar a responsabilidade da petroquímica no afundamento de solos em diversos bairros de Maceió. Essa atividade depende de licenciamento ambiental e conta com fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O relatório final deverá ser votado na próxima semana, como indicou o presidente do colegiado, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

“A Braskem reitera que esteve à disposição da Comissão Parlamentar de Inquérito, colaborando prontamente com todas as informações e providências solicitadas. A companhia continua à disposição das autoridades, como sempre esteve”, informou a Braskem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?