Covid: uma em cada três crianças de Aparecida de Goiânia está vacinada
Segundo estimativa, 33% do público infantil recebeu a primeira dose do imunizante. Vacinação pediátrica segue para crianças de 5 a 11 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Aparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital goiana, completou um mês de vacinação infantil contra a Covid-19, atingindo a marca de 19.732 doses aplicadas. O número corresponde a 33% do público pediátrico estimado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 58.545 habitantes com idade de 5 a 11 anos.
A coordenadora de Imunização da cidade, Renata Cordeiro, ressalta que, apesar do avanço, ainda é necessária a conscientização da população para aumentar a quantidade de crianças imunizadas.
“A imunização é uma estratégia coletiva, isto é, só funciona com a adesão da maioria. Então, para os pais que ainda estão com dúvidas sobre a segurança dos imunizantes pediátricos, quero tranquilizá-los. As vacinas foram devidamente testadas, são seguras e nós não constatamos nenhum caso de efeitos colaterais graves”, destaca ela.
A gestora lembra que a SMS segue aplicando a vacina pediátrica contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, em sete postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já a imunização nas UBSs ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
“Além disso, estamos investindo na vacinação escolar. Elaboramos um cronograma que prevê visitas a 85 instituições de ensino, entre públicas e privadas, até 4 de março. Nos dias programados, tanto os estudantes quanto as crianças que moram próximo às escolas, na faixa etária de 5 a 11 anos, podem ser vacinadas contra a Covid-19. Essa estratégia tem sido muito bem aceita pela população, já que facilita o acesso”, destaca Renata Cordeiro.
Como receber a vacina pediátrica
Para receber a proteção contra o novo coronavírus, em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.
“É importante que os pais saibam que, para a criança estar apta a receber o imunizante contra a Covid-19, ela não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias e também após receber a da Covid não pode ser imunizada com nenhuma outra dose nos próximos 15 dias”, esclarece Renata Cordeiro.
Vacinação adulta
Além da imunização infantil, qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 34 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.
A imunização adulta contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta, das 8 às 16h, em 33 unidades de saúde: UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.
A Central de Imunização também oferece o imunizante, de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h.