metropoles.com

Covid: uma em cada três crianças de Aparecida de Goiânia está vacinada

Segundo estimativa, 33% do público infantil recebeu a primeira dose do imunizante. Vacinação pediátrica segue para crianças de 5 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida
goias vacinacao infantil aparecida
1 de 1 goias vacinacao infantil aparecida - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida

GoiâniaAparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital goiana, completou um mês de vacinação infantil contra a Covid-19, atingindo a marca de 19.732 doses aplicadas. O número corresponde a 33% do público pediátrico estimado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 58.545 habitantes com idade de 5 a 11 anos.

A coordenadora de Imunização da cidade, Renata Cordeiro, ressalta que, apesar do avanço, ainda é necessária a conscientização da população para aumentar a quantidade de crianças imunizadas.

“A imunização é uma estratégia coletiva, isto é, só funciona com a adesão da maioria. Então, para os pais que ainda estão com dúvidas sobre a segurança dos imunizantes pediátricos, quero tranquilizá-los. As vacinas foram devidamente testadas, são seguras e nós não constatamos nenhum caso de efeitos colaterais graves”, destaca ela.

A gestora lembra que a SMS segue aplicando a vacina pediátrica contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, em sete postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já a imunização nas UBSs ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

“Além disso, estamos investindo na vacinação escolar. Elaboramos um cronograma que prevê visitas a 85 instituições de ensino, entre públicas e privadas, até 4 de março. Nos dias programados, tanto os estudantes quanto as crianças que moram próximo às escolas, na faixa etária de 5 a 11 anos, podem ser vacinadas contra a Covid-19. Essa estratégia tem sido muito bem aceita pela população, já que facilita o acesso”, destaca Renata Cordeiro.

Como receber a vacina pediátrica

Para receber a proteção contra o novo coronavírus, em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

“É importante que os pais saibam que, para a criança estar apta a receber o imunizante contra a Covid-19, ela não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias e também após receber a da Covid não pode ser imunizada com nenhuma outra dose nos próximos 15 dias”, esclarece Renata Cordeiro.

Vacinação adulta

Além da imunização infantil, qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 34 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

A imunização adulta contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta, das 8 às 16h, em 33 unidades de saúde: UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.

A Central de Imunização também oferece o imunizante, de segunda a sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?