Covid: SP tem 1,4 milhão de casos a mais do que governo Doria divulga
Defasagem foi constatada pela Info Tracker, plataforma de dados das USP e Unesp. Números conflitantes são de 89 cidades paulistas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Grandes municípios do estado de São Paulo registraram pelo menos 1,4 milhão de casos de Covid-19 a mais do que os números oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo desde o início da pandemia.
De acordo com reportagem do UOL, a defasagem foi constatada pela Info Tracker, plataforma de dados criada pela Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
Desde 2021 já havia uma disparidade nos registros de 89 municípios, em relação aos dados informados pelo Governo de São Paulo, de João Doria, de acordo com a plataforma.
Mas a divergência se intensificou ainda mais neste ano. O problema é que esses 89 municípios representam 74% da população paulista. Enquanto eles reportam 4,7 milhões de casos de Covid-19, o governo estadual divulgou 3,3 milhões casos nessas mesmas cidades até o dia 4 de fevereiro.
Conflitos de dados
A discrepância entre os números atinge o patamar de 43%. Também há divergência de 3% no número de óbitos. Enquanto 89 cidades dizem que foram registradas 124 mil mortes desde o começo da pandemia, o governo estadual reporta 121 mil mortes.
A Secretaria Estadual de Saúde alega que a discrepância é causada pela duplicidade de casos. A pasta diz ainda que comparar só alguns municípios serve para alarmar a subnotificação de dados.
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que os dados divulgados pela pasta estadual são os notificados e inseridos em sistema oficial pelos 645 municípios. O estado faz apenas a extração para a consolidação do informativo”, diz a nota da pasta.