metropoles.com

Covid: sobe para 26 o número de casos da variante Delta em GO

Secretaria de Estado da Saúde aponta para avanço da doença; novos casos foram registrados em pacientes com idades entre 6 e 65 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Crianças e adolescentes são testados para CoViD-19 em ação organizada pelo Governo de Goiás
1 de 1 Crianças e adolescentes são testados para CoViD-19 em ação organizada pelo Governo de Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Após o anúncio de 15 novas contaminações, subiu para 26 o número de casos da variante Delta em Goiás, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Apenas em Aparecida de Goiás, na região metropolitana da capital, foram detectados 12 casos da cepa, inicialmente conhecida como “indiana”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, com os novos registros, a cidade contabiliza 16 casos até a última verificação, realizada na segunda-feira (16/8). Conforme a pasta, dos casos mais recentes, sete são em pacientes do gênero feminino e cinco, masculino. Em relação a idade dos contaminados, a faixa etária varia de 6 a 65 anos.

De acordo com a pasta, nove pacientes diagnosticados com a variante Delta estão sendo acompanhados pela prefeitura. Desses, oito não precisaram de hospitalização e um está internado desde terça-feira (17/8). Os exames para a detecção da cepa foram feitos por meio do Programa de Sequenciamento Genômico da prefeitura.

Para o titular da Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a variante já tem transmissão comunitária no município.

Primeira morte

O primeiro óbito em decorrência da variante Delta da Covid-19 no estado; foi anunciado no dia 11 de agosto. A vítima foi um idoso de 67 anos, morador de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, que teve a morte constatada no domingo (8/8). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva no hospital Garavelo.

Variante Delta

“A variante Delta é perigosa, e continua em mutação. Por isso, exige vigilância constante e ajuste da resposta da saúde pública. A cepa já foi encontrada em 98 países, e se espalha rápido”, alertou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

Estudos apontam que a variante é mais transmissível do que outras e gera maior risco de hospitalização e de reinfecção, além de sintomas diferentes. Segundo boletim diário divulgado pela SES-GO, o estado contabiliza 789.009 casos de coronavírus e 21.908 mortes pela doença. Os dados são dessa quarta-feira (18/8).

Veja o total de casos:
  • Goiânia: 4 casos;
  • Aparecida de Goiânia: 16 casos;
  • São João da Aliança: 2 casos;
  • Mimoso de Goiás: 2 casos;
  • Valparaíso: 1 caso;
  • Santo Antônio do Descoberto: 1 caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?