Covid: Saúde recomenda dose de reforço para crianças de 3 e 4 anos
A medida é válida para os menores que foram imunizados com duas doses da vacina contra Covid-19 da Coronavac
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (9/2), a recomendação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos. A norma é válida para os pequenos que foram imunizados com duas doses da Coronavac.
A terceira dose pode ser aplicada no mínimo quatro meses depois da segunda dose. A recomendação é de que seja utilizada a vacina da Pfizer, mas a Coronavac pode ser aplicada caso haja indisponibilidade.
“Dentre os critérios analisados para a recomendação da dose de reforço nessa faixa etária, foram observadas a eficácia demonstrada pela vacina Covid-19 em estudos que envolveram crianças menores de 5 anos de idade e a segurança apresentada pelo imunizante em crianças nos diversos países onde vem sendo utilizada”, informa a pasta.
Mesmo as crianças que ainda não iniciaram a vacinação ainda podem procurar os postos de saúde para se imunizarem. A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada junto a outros imunizantes previstos no calendário infantil de vacinação.
Prazo de validade ampliado
Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade das vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19. Antes, os imunizantes eram válidos por 12 meses, agora por 18 meses.
A alteração é válida para as vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5. Os cuidados de conservação não devem sofrer alterações. Mantem-se a orientação prévia para o armazenamento entre -90 e -60°C.