Covid: Queiroga promete ação de testagem nas capitais em 15 de setembro
Programa de testagem em massa contra o coronavírus é prometido pelo governo federal desde maio deste ano. Planos ainda não saíram do papel
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu realizar uma ação de testagem em massa, em todas as capitais do país, no dia 15 de setembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3/9).
O programa de testagem em massa contra a Covid-19 é prometido pelo governo federal desde maio deste ano. Os planos, no entanto, ainda não saíram do papel.
No dia 14 de agosto, Queiroga anunciou a compra de 60 milhões de testes de antígeno junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o governo fez um evento-piloto de testagem em massa na Feira dos Importados, local de grande circulação de pessoas no Distrito Federal.
Na ocasião, o ministro informou que as outras unidades da Federação receberiam testes em um período de até 30 dias. O prazo foi finalizado, mas a entrega dos testes não se concretizou.
Em entrevista à rede de televisão CNN nesta sexta-feira, Queiroga disse que o governo prepara uma grande ação nacional na segunda quinzena deste mês.
“O plano [de testagem] já foi aprovado a nível Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Já adquirimos 60 milhões de testes rápidos de antígenos na Fiocruz, e nós já começamos com pilotos. E agora, a partir do dia 15 de setembro, vamos fazer uma grande ação em capitais do Brasil”, afirmou.
Evento piloto
Cerca de 200 voluntários participaram da ação no Distrito Federal. Com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde pretende adquirir cerca de 60 milhões de testes por mês. Desses, 4 milhões serão distribuídos aos estados nos próximos 15 dias.
Com tendas espalhadas pelo estacionamento da feira, técnicos do Ministério da Saúde realizaram as etapas de triagem e aplicação dos testes em pessoas que passavam pelo local.
O exame aplicado é de antígeno, que tem resultado divulgado entre 15 e 20 minutos. Após a liberação do resultado, os técnicos orientam os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus.