Covid: primeira dose segue suspensa no RJ até chegada de nova remessa
Prefeitura do Rio critica atraso. Governo federal prevê entrega de 535 mil doses para estado do Rio na próxima quarta (28)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid-19 no Rio seguirá suspensa até a chegada de novas remessas de doses, que serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde na próxima quarta-feira (28/7).
De acordo com o Programa Nacional de Imunização, há previsão de entregar 535 mil doses para o estado e, dependendo da logística estadual, a Secretaria Municipal de Saúde retomará a vacinação já na própria quarta, ou na quinta-feira (29/7).
“O senso de urgência do Ministério da Saúde chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas, recebemos a previsão de entrega de pouca quantidade na terça, dia 27, e a maior quantidade na quarta, dia 28. Estamos falando de vidas!”, lamentou Eduardo Paes, prefeito do Rio, no Twitter.
O senso de urgência do @minsaude chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas recebemos a previsao de entrega de pouca quantidade na terça 27 e a maior quantidade na quarta 28. Estamos falando de vidas!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, também atacou o Ministério nas redes sociais e se queixou da falta de cumprimento do cronograma de entrega das doses para os municípios.
É um absurdo que o @minsaude esteja com 16 milhões de doses PARADAS. Vacina no armazém não salva ninguém. https://t.co/JSoVc5DaxZ #distribuiMS via @vacinacovidbr
— PFF e Vacina para Todos #29JForaBolsonaro (@PFFparaTodos) July 26, 2021
Um lote com 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 chegou no último domingo, dia 25, ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
No entanto, sua distribuição aos estados e, consequentemente, aos municípios, segundo o Ministério da Saúde, depende de reuniões entre integrantes da União e dos governos estaduais e municipais.
No fim da noite deste domingo (25/7), a pasta divulgou a pauta de distribuição para todo país, quando definiu as 535.804 doses para o estado do Rio: serão 91.400 doses da vacina AstraZeneca, cerca de 261.600 doses de Coronavac, e pelo menos 177.840 doses de Pfizer.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que repassou ao município 76.340 doses no sábado. A Prefeitura informou que essas doses já estavam reservadas para a segunda aplicação, que segue normalmente para quem já tinha a data programada.