Covid: mutirão de testagem em Anápolis (GO) atende mil pessoas por dia
De acordo com a prefeitura, serviço funciona diariamente, a partir das 10h, e pode durar até 22h, enquanto houver senhas
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Nas duas primeiras semanas de testagem para pessoas com suspeita de Covid-19 concentrada em um único ponto – o Ginásio Internacional Newton de Faria –, o município de Anápolis, 55 km distante da capital goiana, atendeu quase 14 mil cidadãos, cerca de 1 mil por dia.
De acordo com prefeitura, a decisão de unificar o serviço em um novo local surgiu como estratégia para resolver o gargalo nas unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, que vinha registrando aumento expressivo na demanda.
“Estamos atingindo o nosso objetivo de desafogar a UPA, direcionando os casos positivos para unidades de atendimento exclusivo às síndromes gripais, que foram ampliadas para melhorar o atendimento à população de maneira geral”, pontua o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola.
O atendimento no local ocorre todos os dias, inclusive aos fins de semana, a partir das 10h, mas sujeito à disponibilidade de senhas. O trabalho das equipes pode se estender até as 22h.
Do total de 13.747 pessoas testadas, 3.198 foram positivadas e encaminhadas às unidades exclusivas: Bairro de Lourdes, São José, Vila União, Vila Norte, Arco-Íris e São Carlos.
Os casos moderados estão sendo orientados a procurar a unidade de saúde do Parque Iracema (adultos) e a UPA Pediátrica (crianças). A testagem em local único é uma medida desenvolvida, a princípio, com duração de 30 dias. O paciente deve apresentar documentos pessoais e obtém o resultado em mais ou menos 15 minutos.