metropoles.com

Covid: MG revisa dados e número total de casos encolhe

Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais revisou dados e estado retirou 13 mil casos da contabilização de infecções por covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Goiânia (GO) 13/05/2021 Prefeitura de Goiânia promove testagem de CoViD-19 voltada a assintomáticos . Os testes ocorreram mediante agendamento prévio
1 de 1 Goiânia (GO) 13/05/2021 Prefeitura de Goiânia promove testagem de CoViD-19 voltada a assintomáticos . Os testes ocorreram mediante agendamento prévio - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Uma revisão de dados feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais fez com que o número total de casos confirmados por Covid-19 fosse negativo nesta terça-feira (14/2). Ao todo, 13.023 infecções foram retiradas da contagem, o que deixou o Brasil com saldo de menos 4.174 casos em comparação ao número apresentado na segunda (13/2).

Desconsiderando a atualização negativa de Minas Gerais, o país registrou 8.849 novos casos de Covid. Dessa forma, a média móvel fica em 10.621,43, o que representa um acréscimo de 7,3% com relação ao verificado há 14 dias.

Já o número de óbitos registrados não foi afetado pela revisão em Minas Gerais, que não apresentou novos registros nesta terça. O Brasil contabilizou 86 mortes nas últimas 24 horas, o que deixa a média móvel em 45. Isso significa uma diminuição de 47% em comparação ao número apresentado há 14 dias.

Dessa forma, o panorama da pandemia está assim: 697.848 óbitos confirmados em decorrência de problemas relacionados ao coronavírus desde o início da pandemia e 36.949.318 casos detectados. Os números são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Veja a evolução da média móvel de mortes:

Confira a evolução da média móvel de casos:

Devido ao tempo de incubação do coronavírus, a imprensa adotou a recomendação de especialistas de que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal, conforme autoridades sanitárias. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros.

Para diminuir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?