metropoles.com

Covid: internados na UTI em SP fica abaixo de mil pela 1ª vez

No pior momento, estado teve 15 mil pacientes de Covid-19 internados em UTI. Segundo autoridades, vacinação explica melhora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
enfermeiro segura frasco de vacina coronavírus
1 de 1 enfermeiro segura frasco de vacina coronavírus - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar do temor de mais uma onda na pandemia de coronavírus por causa da chegada da variante Ômicron, o Brasil segue registrando notícias mais animadoras em relação à Covid-19. A média móvel de mortes causadas pela doença voltou a ficar abaixo de 200 com os dados deste sábado (4/12) e, em São Paulo, estado mais afetado pela doença, o número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ficou abaixo de mil pela primeira vez desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria de Saúde paulista, neste sábado estão em tratamento na UTI 982 pacientes no Estado. Ao todo, contando hospitais públicos e particulares, são hoje 2.150 pacientes internados, sendo 1.168 em enfermaria

No pico da segunda onda da pandemia, São Paulo chegou a ter mais de 15 mil pacientes internados em UTI.

Para as autoridades sanitárias paulistas, a redução drástica no número de internações “evidencia o êxito da campanha vacinação para combate à doença”. O Estado está no centro de uma polêmica com autoridades federais sobre a vacinação, aliás. Após o governo anunciar a redução no intervalo da dose de reforço das vacinas de cinco para quatro meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a revisão dessa mudança, mas foi contrariada pelo governador João Doria (PSDB).

A pandemia de coronavírus já tirou a vida de 154.348 pessoas em São Paulo. O número representa 25% dos 615.570 brasileiros que morreram de Covid.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado de São Paulo o é de 21,5% e na Grande São Paulo é de 26,6%, ainda segundo a Secretaria de Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?