Covid: idosos a partir de 85 anos recebem 2ª dose da vacina em Goiânia
Grupo com essa faixa etária terá até às 17h desta quinta-feira (11/3) para receber a vacina. Prefeitura estima que 13 mil serão vacinados
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Goiânia começou nesta quarta-feira (10/3) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a patir de 85 anos. O grupo dessa faixa etária, que recebeu a primeira dose entre 10 e 12 de fevereiro, terá até às 17h desta quinta-feira (11/3) para comparecer a um dos pontos de vacinação (veja abaixo os locais).
A prefeitura adotou tática semelhante a da primeira fase da vacinação e dividiu os idosos em dois grupos, conforme as letras iniciais dos nomes. Nesta quarta, estão sendo vacinados aqueles com nomes de A a J e, nesta quinta, será a vez dos que possuem nomes de K a Z.
A vacina aplicada é a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A estimativa é que 13 mil idosos, em Goiânia, completem a imunização. Um balanço parcial divulgado pela prefeitura no início desta tarde informou que mais de 2.450 doses já tinham sido aplicadas.
Longa espera
Desta vez, repetiu-se algo que já tinha ocorrido na primeira etapa da vacinação: as filas nos drive-thrus. No Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), a fila de carros já era grande no início da manhã e algumas pessoas chegaram a esperar mais de 4h para receberem a vacina.
A idosa Helena Ferreira Geraldes, de 88 anos, foi uma delas. Segundo a filha Lucia Ferreira Geraldes, 56, que se encarregou de levar a mãe até o local, ela chegou a passar mal dentro do carro na fila de espera.
“Achei mais organizado da primeira vez. Desta vez, chegamos lá e ficamos rodando de carro, ninguém sabia informar direito qual fila era a correta. Chegamos lá por volta das 9h30 e esperamos 4h30 até chegar a vez dela”, conta Lúcia.
Apesar do transtorno, ela diz ser um alívio ver a mãe com a imunização concluída. “Ela ficou contente e eu também. É uma preocupação a menos. Agora é esperar a minha vez que sabe-se lá quando chegará”, afirma.
Locais de vacinação
Para tentar evitar as filas e garantir a vacinação de todos, já que o prazo é menor desta vez, a prefeitura organizou dois locais a mais, em relação a primeira etapa. São sete escolas municipais para atender pedestres e três locais no modelo drive-thru.
Não é necessário que os idosos façam agendamento. Basta que eles levem o comprovante da primeira vacina tomada, cópias de documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de endereço.
Veja os locais:
Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais – Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO
Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias – Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO
Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante – Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO
Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana – Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO
Região Sul: Escola Rotary Goiânia Oeste – Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia – GO
Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena – Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso, Goiânia – GO
Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros – Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia
Drive Thru Shopping Passeio das Águas: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral
Drive Thru Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área I (não é feito atendimento para pedestres): Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.
Drive Thru Shopping do Cerrado: Av. Anhanguera, n.º 10790 – Setor Aeroviário, Goiânia – GO.
Mais 69,8 mil doses
Goiás deve começar nos próximos dias a vacinação contra a Covid-19 para idosos com idade igual ou superior a 75 anos. A informação foi divulgada nessa terça-feira (9/3), data que o Estado recebeu mais 69.800 doses da CoronaVac.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), os imunizantes serão suficientes para imunizar com as duas doses necessárias, cerca de 34 mil idosos goianos.
A orientação para os municípios que já tenham vacinado todas as pessoas deste grupo é para que reduzam gradativamente a faixa etária, mas priorizando a população idosa.
Segundo a SES-GO, a nova remessa de vacinas recebida por Goiás deve ser distribuída para todas as 18 regionais de Saúde ainda nesta semana.
Até o momento, 3,4% da população goiana recebeu a vacina contra a Covid-19, de acordo com a SES-GO. Foram aplicadas 238.939 da 1ª dose e 60.826, da 2ª. No total, foram 461.240 doses distribuídas por todo o Estado.
Situação crítica
O Estado de Goiás enfrenta o colapso da rede de saúde em decorrência da pandemia do coronavírus. Hospitais das redes pública e particular estão lotados. Das 18 macrorregiões estabelecidas pelo Mapa da Pandemia, apenas duas estão fora da área de calamidade.
De acordo com o boletim epidemiológico da SES-GO, divulgado às 12h desta terça-feira (9/3), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97,60%. O documento aponta ainda que 22 hospitais do Estado estão com a taxa de ocupação de UTI em 100%.
Goiás ultrapassou as 9 mil mortes, com 418.488 casos confirmados.