metropoles.com

Covid: homem tomou quatro doses de vacina, diz Prefeitura de Viçosa

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunizações, o indivíduo recebeu duas doses da Coronavac, uma da AstraZeneca e uma da Pfizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rio de Janeiro – Um homem tomou quatro doses da vacina contra a Covid-19; três delas em Viçosa (MG) e uma no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Viçosa (MG) nesta quarta-feira (7/7).

A prefeitura disse que o cidadão recebeu duas doses da Coronavac em Viçosa; uma da AstraZeneca na capital fluminense; e uma da Pfizer, também em Minas Gerais.

O fato foi constatado após o homem ir a um posto de saúde em 25 de junho e dizer que perdeu a data correta da vacinação por idade — 61 anos, segundo ele. Após a aplicação do fármaco e a checagem no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a equipe descobriu que ele já havia sido imunizado com outras três doses anteriormente.

Após a descoberta, a Procuradoria-Geral do Município e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram acionados para tomar as providências cível, administrativa e criminal.

A prefeitura informou que “está agora dando total suporte ao caso, para que todas as providências necessárias sejam tomadas em consonância com os princípios da legalidade e devido à gravidade do momento que a população mundial está passando”.

O órgão reforçou ainda que “repudia veementemente a atitude deste cidadão, especialmente num momento de tamanha seriedade e comoção em todo o país” e que “o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde está reforçando sua auditoria e conferência de dados da população para evitar, ao máximo, situações como esta”.

A Prefeitura de Viçosa também afirmou que quem se recusa a tomar vacina de determinado fabricante recebe um termo de consentimento das equipes de vacinação para declarar que abriu mão da imunização.

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro disse que precisa do nome e do CPF do paciente para checar qualquer irregularidade.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ainda não retornou o contato da reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?