metropoles.com

Covid: governo publica nota técnica sobre dose de reforço em adultos

Com a publicação da nota técnica, estados e municípios já têm autorização para aplicar a dose de reforço em todos os adultos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Enfermeira colocando vacinas em seringa
1 de 1 Enfermeira colocando vacinas em seringa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde finalizou, na noite de quarta-feira (17/11), o documento que estabelece diretrizes para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adultos a partir dos 18 anos de idade. A nota técnica foi divulgada na página oficial do órgão.

A ampliação do público-alvo para a dose de reforço foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última terça-feira (16/11). Antes, a terceira aplicação da vacina era direcionada apenas para idosos a partir dos 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Buscando evitar um aumento de casos e óbitos e manter o ritmo de queda da pandemia no Brasil, o governo decidiu ampliar o reforço para todos os adultos. Para receber a vacina, é necessário ter tomado a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

“No atual momento, amplia-se a vacinação em toda população adulta de maneira acelerada e há de se reconsiderar mudanças nas estratégias de vacinação em pessoas com mais de 18 anos de idade, uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo”, consta no documento.

Com a publicação da nota técnica, estados e municípios já têm autorização para aplicar a dose de reforço em todos os adultos que completaram o esquema vacinal com a segunda dose há cinco meses.

Veja o documento na íntegra:

Nota Técnica Nº 592021 Secovid Gab Secovid Ms by Rebeca Borges on Scribd

Orientações

A orientação do governo é de que todos os brasileiros recebam o reforço do imunizante da Pfizer. Caso não seja possível utilizar esta vacina, a recomendação é de que o reforço seja de Janssen ou AstraZeneca.

Outro destaque das novas medidas é a situação de pessoas imunizadas com a vacina da Janssen. Na terça-feira, Marcelo Queiroga anunciou que, antes de receber o reforço, essa população deve tomar uma segunda dose do imunizante.

3 imagens
Vacina contra Covid-19 no Brasil
Secretaria de Saúde busca pessoas que ainda não se vacinaram no DF
1 de 3

Imunização contra Covid-19 no Brasil

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Vacina contra Covid-19 no Brasil

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 3

Secretaria de Saúde busca pessoas que ainda não se vacinaram no DF

Hugo Barreto/Metrópoles

A vacina da Janssen foi desenvolvida para aplicação em dose única. No entanto, de acordo com Queiroga, estudos apontam que uma segunda dose do fármaco melhora a imunização contra a Covid. Por isso, essas pessoas devem tomar a D2 de Janssen dois meses após ter recebido a DU.

Depois, deve-se aguardar cinco meses e procurar os postos para receber a dose de reforço, que deverá ser da Pfizer, preferencialmente.

Apesar da alteração no ciclo vacinal da Janssen, a nota técnica divulgada na quarta-feira não cita as medidas adotadas para a imunização com esta vacina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?