metropoles.com

Covid: Goiás registra primeiros casos da BQ.1, subvariante da Ômicron

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, subvariante foi encontrada em 15 pacientes. Nenhum deles precisou de hospitalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
goias teste covid gratuito
1 de 1 goias teste covid gratuito - Foto: Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O estado de Goiás identificou os primeiros casos de infecção por Covid-19 relacionados à BQ.1, subvariante da cepa Ômicron. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a variante foi encontrada em 27 pacientes. Nenhum deles precisou de internação hospitalar. Os diagnósticos são oriundos de nove municípios.

A circulação da subvariante foi descoberta após sequenciamento genético feito pelo projeto de pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisas de Goiás (Fapeg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen.

De acordo com a pasta, no total, foram sequenciadas 94 amostras da Covid-19, em outubro e novembro, das quais identificou-se a sublinhagem BA.5 em 60 amostras (64%), e outras sublinhagens em 19 amostras (20%). A BQ.1 apareceu em 15 amostras, o que corresponde a 16% do total, distribuídas nos municípios de Goiânia, Senador Canedo, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Anápolis, Caldas Novas, Jaraguá e Mineiros. Em relação às amostras de Aparecida de Goiânia, foram sequenciadas 26. Destas, em 12, identificou-se a sublinhagem BQ.1.

Sem hospitalização

A SES-GO informou que as amostras foram coletadas no mês de novembro, o que indica que a circulação da sublinhagem BQ.1, em Goiás, pode ter iniciado nos últimos dois meses. No Brasil, os primeiros casos da Covid-19 da sublinhagem BQ.1 surgiram em setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, não há dados epidemiológicos que indiquem aumento na gravidade da doença em razção dessa sublinhagem. O impacto das alterações imunológicas observadas no escape da vacina ainda não foi estabelecido.

Os levantamentos da SES-GO apontam que, em nenhum dos 15 casos da sublinhagem BQ.1, houve hospitalização. Do total de casos, 10 (66,7%) são do sexo feminino, e cinco (33,3%), do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 33,3% têm de 30 a 39 anos; seguida pela faixa etária maior de 60 anos, com 26,7%. Dos 12 casos de Aparecida de Goiânia, todos evoluíram para a cura, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a análise, houve aumento de 198,8% das notificações da Covid-19, da Semana Epidemiológica 44 para a 45. A 46 manteve a tendência de aumento, com 1.833 ocorrências. A SES-GO destaca a importância de analisar os casos notificados nas semanas anteriores, a regularidade da notificação e ampliação da testagem.

Recomendações

Em razão da identificação da sublinhagem BQ1, a SES-GO orienta a população a fazer o uso de máscara facial, principalmente as pessoas com fatores de risco para Covid-19, em especial, imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. A proteção também é indicada para as pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença, pessoas em situações de maior risco de infecção, como locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e com serviços de saúde.

A vacinação completa tem apresentado crescimento desde o início deste ano, principalmente em crianças menores de 9 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?