Covid: Goiânia inicia aplicação da vacina bivalente em maiores de 60
Goiânia tem 76 postos de vacinação disponíveis. Intervalo entre as doses contra a Covid deve ser de, pelo menos, quatro meses
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A capital goiana inicia nesta segunda-feira (6/3) a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra Covid-19 em pessoas acima de 60 anos. Esta é a segunda fase de uma campanha de imunização nacional. O imunizante protege a população contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron.
Para se vacinar, é necessário que o interessado tenha recebido, ao menos, duas doses de vacinas contra a Covid em um intervalo de quatro meses. Além dos idosos, a vacinação bivalente continua disponível para imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos.
Todos os interessados que se enquadram nos critérios podem procurar as salas de vacinação de Goiânia com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Posto de vacinação
De acordo com a prefeitura de Goiânia, 76 salas de vacinação disponibilizam da vacina na cidade. A população estimada de pessoas entre 60 e 69 anos, em Goiânia, é de 83.372. A meta é imunizar 90% daqueles que estão aptos a se vacinar.
Desde o início da campanha de vacinação, 12.214 doses da Bivalente já foram aplicadas na capital goiana.
Campanha nacional
Esta é a segunda fase do cronograma vacinal que começou com as pessoas a partir de 70 anos. A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.
A previsão do Ministério da Saúde é que até o final da última fase, prevista para começar em 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida, totalizando 1.587.689 pessoas vacinadas.
- 1° Fase da Campanha (a partir de 27 de fevereiro) – Indivíduos com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas.
- 2° Fase da Campanha (a partir de 6 de março) – Pessoas de 60 a 69 anos de idade.
- 3° Fase da Campanha (a partir de 20 de março) – Gestantes e puérperas.
- 4° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Trabalhadores da Saúde.
- 5° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, população privada da liberdade a partir dos 18 anos de idade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade, funcionários do sistema de privação de liberdade.