Covid: Fiocruz receberá IFA adicional para mais 70 milhões de doses
As doses serão produzidas ao longo do segundo semestre, adicionalmente às que serão fabricadas com o IFA produzido no Brasil.
atualizado
Compartilhar notícia
A Fiocruz anunciou, nesta quinta-feira (1º/7), novo compromisso com a AstraZeneca para aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) adicional suficiente para a produção de mais 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Com o novo acordo, a fundação poderá produzir 70 milhões de doses adicionais ao longo do segundo semestre, adicionalmente às doses que serão produzidas com o IFA produzido no Brasil.
“Outra conquista para o Brasil é o calendário de entrega do insumo. Segundo o compromisso firmado, as novas remessas de IFA para a produção de 20 milhões de doses têm previsão de serem enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro, o que garantiria uma produção contínua no segundo semestre, eliminando, dessa forma, o risco de interrupção por falta de insumo. Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro”, destacou o comunicado.
No total, já foram entregues 65,9 milhões de doses ao PNI, incluindo 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já disponível na Fundação, estão garantidas entregas semanais até 23 de julho.