metropoles.com

Covid: Fiocruz antecipa a entrega semanal de 3 milhões de doses ao PNI

A fundação alcança o quantitativo de 65,9 milhões de doses, já disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Fiocruz
fiocruz
1 de 1 fiocruz - Foto: Divulgação/Fiocruz

A Fiocruz informou que por meio do seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entrega, nesta quarta-feira (30/6), cerca de 3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. “Dessas,  148 mil doses são para o estado do Rio de Janeiro”, informa a fundação.

A remessa estava inicialmente programada para sexta-feira (2/7). “Desta forma, a Fundação alcança o quantitativo de 65,9 milhões de doses já disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS), incluindo também os 4 milhões de vacinas importadas prontas da Índia. Do total, mais de 18 milhões de doses foram fornecidas em junho”, diz a instituição.

Segundo a Fiocruz, também é aguardada a confirmação de antecipação dos próximos envios de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), “uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo. Com o IFA disponível, estão garantidas as entregas semanais até 23 de julho”, ressalta.

Transferência de tecnologia

A Fiocruz recebeu, no dia 2 de junho, os bancos de células e de vírus para produção do IFA. O insumo é necessário para a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Com o IFA brasileiro, a Fiocruz não precisará importar matéria-prima da China para envasar os imunizantes.

A fabricação do IFA nacional começou neste mês de junho e ocorre no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o laboratório Bio-Manguinhos. Segundo a Fiocruz, “o banco de células foi enviado em nitrogênio líquido, mantido a uma temperatura de aproximadamente -150º C, e o banco de vírus em gelo seco, a cerca de -80º C”.

Após todas as etapas, o laboratório enviará documentação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a concessão de registro da vacina fabricada com IFA nacional.

A expectativa é que as primeiras doses fabricadas com a matéria-prima sejam entregues no mês de outubro.

No momento, o Brasil vacina a população com três imunizantes contra a Covid-19: AstraZeneca e Pfizer, que têm registro definitivo aprovado, e Coronavac, autorizada para uso emergencial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?