metropoles.com

Covid: estudo da Fiocruz na Maré comprova eficácia de vacina

Pesquisa avaliou resultados da vacinação no maior conjunto de favelas do Rio. Duas semanas depois da segunda dose, proteção é de 65,1%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mike Sena/Ministério da Saúde
vacina brasileira de Covid produzida pela Fiocruz
1 de 1 vacina brasileira de Covid produzida pela Fiocruz - Foto: Mike Sena/Ministério da Saúde

Rio de Janeiro – Um novo estudo divulgado pela Fiocruz nesta sexta-feira (4/3) mostrou que a vacina Fiocruz/AstraZeneca é eficaz para proteger a população contra a contaminação, hospitalização e morte por Covid-19, mesmo em locais de alta transmissão do vírus.

De acordo com a pesquisa, a primeira dose do imunizante da AstraZeneca oferece proteção de 31,6% contra a Covid, três semanas depois da aplicação. Duas semanas depois da segunda dose, a taxa de proteção sobe para 65,1%.

Nesse estudo, pesquisadores avaliaram a eficácia da vacinação exclusivamente entre moradores do Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro. A Maré é o maior conjunto de favelas do Rio, com cerca de 140 mil moradores.

“A vacina protege em todos os níveis: da morte, da hospitalização e da aquisição do vírus ou adoecimento. Claro que esses níveis são diferentes: aqui, estamos falando de 65% contra aquisição depois da segunda dose. Quando olhamos para hospitalização e morte, isso sobe para mais de 80, 90%”, afirmou Fernando Bozza, pesquisador da Fiocruz e coordenador do estudo.

De acordo com a prefeitura do Rio, de 30 de outubro do ano passado até 18 de janeiro deste ano, não houve morte na Maré decorrente da Covid.

Quase toda a população adulta da Maré foi vacinada com duas doses da vacina A Fiocruz informou que 93,4% do público-alvo foi imunizado com a vacina da AstraZeneca.

O estudo foi publicado na revista Clinical Microbiology and Infection, da European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?