metropoles.com

Covid: Doria fala em quarta dose, mas diz não ser prioridade atual

Governador havia dito que estado irá aplicar 4ª dose em toda a população, mas o assunto ainda está sendo discutido e não é o foco agora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O governador João Doria (PSDB), apresenta nesta tarde de quarta-feira (09), em coletiva de imprensa no Palácio do Governo, informações sobre o combate ao coronavírus (Covid-19)
1 de 1 O governador João Doria (PSDB), apresenta nesta tarde de quarta-feira (09), em coletiva de imprensa no Palácio do Governo, informações sobre o combate ao coronavírus (Covid-19) - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador João Doria (PSDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (9/2), em entrevista à rádio Eldorado, que o estado de São Paulo vai aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Mas, à tarde, o próprio governador e membros do governo pediram cautela.

Doria e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmaram que se trata apenas de uma consideração, e que o foco atual é completar o esquema vacinal de quem está com as segundas e terceira doses atrasadas.

4 imagens
1 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 4

4 de 4

“Nós não afirmamos que esta quarta dose seria aplicada imediatamente, o fato de considerar não significa que vai aplicar imediatamente. Teríamos que vacinar a população brasileira todos os anos, essa será uma vacina que será aplicada todos os anos. Nós temos um desafio que é completar a vacinação daqueles que não tomaram a segunda dose”, explicou Doria.

Gorinchteyn disse que o tema foi aventado, mas a estratégia ainda será definida: “Qual será a população alvo, com qual vacina será feita, será que faríamos para todas as pessoas acima de 18 anos? Isso está sendo discutido e definido no nosso programa estadual de imunização”.

O coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes, disse que o momento em que esta quarta dose será aplicada “está sendo avaliado” pelo grupo, e que o governo paulista está dando “prioridade para garantir a vacinação completa”. O estado possui 2 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada.

“Temos ainda um grande número que precisa tomar a dose de reforço. Só faz sentido pensar em quarta dose quando tivermos uma boa cobertura da dose de reforço. Não é algo que vai começar imediatamente, mas está na perspectiva”, falou.

O Ministério da Saúde só autoriza a quarta dose, por enquanto, para imunossuprimidos. Em relação à população geral, a pasta afirmou nesta semana que ainda está avaliando.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?