Covid: Doria fala em quarta dose, mas diz não ser prioridade atual
Governador havia dito que estado irá aplicar 4ª dose em toda a população, mas o assunto ainda está sendo discutido e não é o foco agora
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador João Doria (PSDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (9/2), em entrevista à rádio Eldorado, que o estado de São Paulo vai aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Mas, à tarde, o próprio governador e membros do governo pediram cautela.
Doria e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmaram que se trata apenas de uma consideração, e que o foco atual é completar o esquema vacinal de quem está com as segundas e terceira doses atrasadas.
“Nós não afirmamos que esta quarta dose seria aplicada imediatamente, o fato de considerar não significa que vai aplicar imediatamente. Teríamos que vacinar a população brasileira todos os anos, essa será uma vacina que será aplicada todos os anos. Nós temos um desafio que é completar a vacinação daqueles que não tomaram a segunda dose”, explicou Doria.
Gorinchteyn disse que o tema foi aventado, mas a estratégia ainda será definida: “Qual será a população alvo, com qual vacina será feita, será que faríamos para todas as pessoas acima de 18 anos? Isso está sendo discutido e definido no nosso programa estadual de imunização”.
O coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes, disse que o momento em que esta quarta dose será aplicada “está sendo avaliado” pelo grupo, e que o governo paulista está dando “prioridade para garantir a vacinação completa”. O estado possui 2 milhões de pessoas com a segunda dose atrasada.
“Temos ainda um grande número que precisa tomar a dose de reforço. Só faz sentido pensar em quarta dose quando tivermos uma boa cobertura da dose de reforço. Não é algo que vai começar imediatamente, mas está na perspectiva”, falou.
O Ministério da Saúde só autoriza a quarta dose, por enquanto, para imunossuprimidos. Em relação à população geral, a pasta afirmou nesta semana que ainda está avaliando.