Covid: com alto risco de transmissão, Rio prorroga restrições até 30/8
“Nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo neste momento”, disse o prefeito Eduardo Paes sobre o momento atual
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Com alto risco de transmissão, taxas de ocupação de leitos intensivos acima dos 90% e a classificação de epicentro da disseminação da variante Delta, a cidade do Rio prorrogou até o dia 30 de agosto as medidas restritivas na cidade, impedindo o funcionamento de boates, pistas de dança e eventos com aglomeração continuam proibidos. Atividades culturais, como shows e rodas de samba, só podem ter pessoas sentadas.
“Estamos, neste momento, com um pico de casos de Covid. Traduzindo aqui, nunca antes, no ano de 2021, nós não tivemos tantas pessoas com Covid na cidade do Rio de Janeiro como neste momento agora. Este é um dado relevante e todos nós que vivemos aqui percebemos isso. Pessoas próximas, familiares, amigos. Eu, pessoalmente, nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo neste momento”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A vacinação na capital fluminense atingiu, na manhã desta sexta-feira (20/8), 71,8% dos residentes vacinados. Se avaliada apenas a população alvo de adultos acima dos 18 anos, a taxa sobe para 91,8%. São 4.7 milhões de pessoas vacinadas com 1ª dose, 2.1 milhões de pessoas vacinadas com 2ª dose, e 137.5 mil pessoas vacinadas com dose única.
Para conter o número de óbitos pela doença (são 31.276 mortes por Covid-19 na capital), medidas como uso de máscara obrigatório seguem valendo. Veja o que determina o decreto:
Boates, danceterias e salões de dança
Seguem proibidos, assim como festas com vendas de ingresso em áreas públicas e particulares;
Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques
Permissão para consumo apenas de clientes sentados com distância mínima de 1,5 metro;
Mesas e cadeiras limitadas a oito ocupantes;
Música ao vivo permitida;
Casas de espetáculo, concertos e apresentações
Permitidos, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre participantes;
Lotação máxima de 40% em locais fechados;
Lotação máxima de 60% em locais abertos, apenas com público sentado;
Rodas de samba
Permitidas, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre participantes;
Lotação máxima de 40% em locais fechados;
Lotação máxima de 60% em locais abertos, apenas com público sentado.