metropoles.com

Covid: Caiado pede à ONU que Brasil produza princípio ativo da vacina

Atualmente, apenas quatro países fazem o chamado IFA. Solicitação é de que produção seja ampliada por meio de pagamento de royalties

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de Goiás
goias em reuniao da onu caiado pede que brasil produza ifa
1 de 1 goias em reuniao da onu caiado pede que brasil produza ifa - Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) ajuda para que o Brasil e demais países sejam autorizados a produzir, mediante o pagamento de royalties, o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) das vacinas contra Covid-19.

O pedido foi feito durante reunião virtual, na última sexta-feira (16/4), com governadores e a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed.

Atualmente, o IFA só é fabricado por quatro países, o que Caiado chamou de inadmissível. “Isso atrasa demais o processo de vacinação. Por isso, a ONU precisa intermediar esse processo e garantir que possamos produzir o IFA, mediante o pagamento de royalties”, disse o governador, durante reunião do Fórum de Governadores com a ONU.

No início de abril, o Instituto Butantan paralisou a produção das vacinas em decorrência de atraso na entrega da matéria-prima, que viria da China. Eram 6 mil litros de IFA, que dariam origem a 10 milhões de vacinas.

Milhões de doses

Durante o encontro virtual, a ONU anunciou que vai antecipar ao Brasil o repasse de 4 milhões de doses de vacinas contra Covid-19. Elas devem chegar ainda em abril. Outras quatro milhões de unidades podem vir em maio. Os imunizantes fazem parte do consórcio Covax Facility. “Reafirmamos a necessidade de uma atuação conjunta no combate ao coronavírus”, afirmou Caiado, que comemorou o anúncio das vacinas.

Amina Mohammed acenou positivamente à sugestão de Caiado. E declarou ser necessária a ação conjunta. De acordo com Marlova Noleto, coordenadora da ONU no Brasil, o país será auxiliado em relação a medicamentos, vacinas e ajuda humanitária. “Vamos intensificar isso”, garantiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?