Covid: Caiado anuncia vacina para policiais, bombeiros e guardas civis
Governador avisa que 1ºs já serão vacinados no lote de imunizantes que chega nesta quinta (25/3); regras foram publicadas no Diário Oficial
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou, na noite desta quarta-feira (24/3), que as forças de segurança e salvamento no estado serão incluídas nos próximos lotes de vacinação contra a Covid-19. A determinação vale já para o lote que está programado para chegar à capital goiana na madrugada desta quinta (25/3).
Nesse sentido, estão incluídas as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Também fazem parte da relação Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e guardas civis municipais.
O governador usou suas redes sociais para fazer o anúncio:
Determinei que comecem a vacinar todos os policiais e bombeiros. A partir dessa remessa de mais de 120 mil doses. Já vacinamos a linha de frente da saúde. Agora é a vez da segurança pública!
Publicação
A determinação veio por meio de publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado de Goiás nesta quarta. Trata-se de uma resolução da Coordenação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás.
Ela define o direcionamento de 5% do quantitativo de vacinas Covid-19 das próximas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado de Goiás para a utilização nos trabalhadores das forças de segurança pública e salvamento.
A resolução determina ainda que as doses deverão ser utilizadas conforme orientações das respectivas secretarias de saúde, estadual e municipais, e obrigatoriamente considerar trabalhadores em atividade e ordem decrescente de idade.
O documento é assinado pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS), Verônica Savatin Wottrich, e pelo secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.
Linha de frente
O Metrópoles mostrou recentemente que as forças de segurança e salvamento em Goiás estão entre as mais afetadas pela pandemia. O índice de contaminação continua cada vez mais alto entre policiais, bombeiros e guardas civis.
No estado, o número de casos também segue avançando. Quanto ao índice de vidas perdidas para a Covid-19, o número já se aproxima da casa dos 11 mil.
Quanto à vacinação, os municípios têm ampliando as faixas etárias conformes novos lotes de imunizantes têm chegado ao estado. O Governo de Goiás destacou recentemente que há um compromisso firmado pelo Ministério da Saúde de que novos lotes serão enviados aos estados todas as semanas.