metropoles.com

Covid: Brasil tem 21 milhões de pessoas com 2ª dose da vacina atrasada

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (16/11). Governo lançou campanha de incentivo à vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Drive-thru da vacinação contra a covid-19 em Goiânia (GO)
1 de 1 Drive-thru da vacinação contra a covid-19 em Goiânia (GO) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (16/11), que o país tem aproximadamente 21 milhões de pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada.

O dado foi divulgado pelo órgão federal durante coletiva de imprensa para lançar a Campanha de Megavacinação contra a Covid. O objetivo da ação é incentivar quem ainda não completou o ciclo vacinal a procurar os postos de saúde.

De acordo com o governo, a vacina que registra maior índice de atraso é a AstraZeneca. São 8,9 milhões de pessoas que receberam esse imunizante e ainda não retornaram aos postos de vacinação.

Em seguida, aparece a Pfizer, com 6,5 milhões de pessoas atrasadas. Essas duas vacinas têm intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

No fim do ranking está a Coronavac, com 5,6 milhões de D2 atrasadas. O intervalo para aplicação da segunda dose do imunizante é de 28 dias.

Estados

O Ministério da Saúde informou que o estado com maior número de pessoas atrasadas, em número absoluto, é São Paulo, com 4,1 milhões de brasileiros que não finalizaram o esquema vacinal. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 2,2 milhões de pessoas nesta situação.

No entanto, quando comparado o percentual da população de cada estado que ainda não foi vacinada, o líder no ranking de atrasados é o Amapá, com 28% dos moradores em atraso. Depois, estão Ceará (23%), Bahia (20%) Pará (20%), Roraima (18%) e Sergipe (18%).

3 imagens
Vacina contra Covid-19 no Brasil
Secretaria de Saúde busca pessoas que ainda não se vacinaram no DF
1 de 3

Imunização contra Covid-19 no Brasil

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Vacina contra Covid-19 no Brasil

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 3

Secretaria de Saúde busca pessoas que ainda não se vacinaram no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
Campanha

A campanha do governo federal terá uma semana de duração: de 20 a 26 de novembro. Para marcar a iniciativa, serão realizadas ações em diversas regiões do Brasil a partir do próximo sábado (20/11).

Além disso, postos de saúde terão horário de funcionamento ampliado. O público-alvo é formado por toda a população acima de 18 anos de idade. Cada estado poderá fazer ações independentes.

Uma das regiões do país que receberão ações para incentivar a vacinação é o Distrito Federal, onde o governador Ibaneis Rocha adiantou, em entrevista ao Metrópoles, que a iniciativa contará com pontos de vacinação em locais com grande circulação de pessoas, como feiras e rodoviárias.

No DF, a expectativa é atingir 201,2 mil pessoas na faixa etária acima de 18 anos de idade, que ainda não tomaram a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?