Covid: Brasil recebe 1 milhão de vacinas da Pfizer nesta quarta
Voo com 1.076.400 de doses deve pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo), por volta das 20h
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil recebe, nesta quarta-feira (25/8), mais 1.076.400 de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. O voo decolou do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, e deve pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo), por volta das 20h.
As unidades fazem parte do 54º lote de imunizantes enviados pelo laboratório ao governo federal desde o início da vacinação no Brasil.
O envio faz parte da operação organizada pela empresa para entrega de 5,3 milhões de doses até o dia 29 de agosto. As entregas serão feitas diariamente, em remessas de aproximadamente 1 milhão de unidades.
“Somados aos lotes anteriores, terão sido entregues ao governo brasileiro 53,3 milhões de doses até o dia 29 de agosto”, informou o laboratório.
Esta é a terceira operação do tipo realizada pela Pfizer. Entre julho e agosto, a empresa também promoveu entregas diárias de vacinas. A última ação enviou, em 17 dias, 17,6 milhões de doses ao país.
A primeira operação entregou, em um intervalo de 13 dias, um total de 13,2 milhões de imunizantes.
Neste mês, a farmacêutica conta com a parceria da companhia aérea Latam para transportar os imunizantes. Até então, os envios eram realizados somente por aviões cargueiros.
Contratos
A empresa tem dois contratos firmados com o governo federal, ambos para envio de 100 milhões de doses, totalizando 200 milhões de imunizantes entregues ao Brasil até o fim do ano.
“Entre o fim de agosto e setembro, há a previsão da chegada de 52,4 milhões de doses — que fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o fim do terceiro trimestre de 2021”, informou a farmacêutica.
O segundo contrato, assinado em maio deste ano, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro de 2021. Segundo a Pfizer, “as doses do imunizante que estão chegando ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs, na Bélgica”.