metropoles.com

Covid: Brasil passa de 440 mil mortes e média de óbitos volta a subir

Em relação ao verificado há 14 dias, houve variação de 13%, sinalizando estabilidade no número de óbitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
movimento de enterros e carros de funerária no cemitério vale da paz, em goiânia, goiás
1 de 1 movimento de enterros e carros de funerária no cemitério vale da paz, em goiânia, goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pelo segundo dia consecutivo, a média móvel de mortes provocadas pela Covid-19 aumentou no Brasil, chegando a 1.951 nesta quarta-feira (19/5). Em relação ao verificado há 14 dias, houve variação de 13%, sinalizando estabilidade no número de óbitos, quebrando as quedas consecutivas registradas desde o dia 11/5.

Foram 2.641 mortes e 79.219 novos infectados registrados nas últimas 24 horas em todo o país. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 441.691 vidas para a doença e computou 15.812.055 casos de contaminação.

Confira no gráfico a seguir, o histórico da pandemia no país:

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso da doença registrado no país.

3ª onda no Brasil e nova variante

O Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia do Covid-19 se reuniu nesta quarta-feira (19/5) para discutir assuntos como a terceira onda da Covid-19 e a variante B.1617 do coronavírus, que surgiu na Índia e tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.

De acordo com o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), presente na reunião, a maior preocupação é com a cepa da Índia. Na sexta-feira (14/5), o Brasil estabeleceu restrições para voos vindos daquele país.

“Preocupação com terceira onda é uma preocupação constante. A preocupação maior é com a variante indiana”, disse o deputado após a reunião. “Ainda não tem estudos sobre o que significa, quais as vacinas têm eficácia”, disse o deputado.

Segundo Luizinho, o Ministério da Saúde está atento para fazer um isolamento para evitar que essa variante se espalhe no país. A pasta faz acompanhamento de um possível caso com variante indiana no país.

Os pesquisadores do Observatório Fiocruz Covid-19 alertam que, diante do patamar epidêmico atual, uma nova explosão de casos de Covid-19 seria catastrófica. O aviso aparece no boletim do Observatório Covid-19, publicado pela entidade no dia 12 de maio.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?