Covid: após erro, 10 crianças recebem dosagem adulta da vacina em GO
Segundo a gestão do município de Abadia de Goiás, crianças estão sendo monitoradas e não apresentaram reações até o presente momento
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Por um erro, dez crianças receberam a dosagem adulta da vacina contra Covid-19 no município de Abadia de Goiás, na região metropolitana da capital goiana. Por meio de uma postagem nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, afirmou que foi um caso isolado.
A situação aconteceu no dia 1º de abril, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Marlos Custódio Pereira, localizada na Vila Socorro. Conforme a pasta, ao perceber o equívoco, a própria enfermeira responsável pela aplicação das vacinas comunicou à Coordenação Municipal de Imunização, que prontamente avisou a Regional de Saúde do Estado de Goiás e seguiu, a partir daí, todas as orientações e protocolo exigidos.
Ver essa foto no Instagram
Monitoramento
De acordo com a SMS da Abadia de Goiás, todas as dez famílias que tiveram o imunizante adulto aplicado no lugar do infantil, foram notificadas pelo órgão. Ainda conforme a pasta, toda assistência necessária, como consultas e exames de check-up estão sendo oferecidos, além de disponibilizar transporte e todos os medicamentos necessários.
Até o momento, o acompanhamento registrou apenas reações normais da vacina.
A SMS declarou que todos os profissionais da linha de frente de imunização serão orientados do ocorrido e terão seus treinamentos intensificados para que o mesmo erro não seja cometido. Já a enfermeira que aplicou as vacinas está afastada do cargo.
Reações normais
Ao Metrópoles, a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), Fluvia Amorim, afirmou que, de forma geral, não houve nenhum registro de reação adversa após erro de imunização no Estado. No entanto, segundo ela, os casos são monitorados.