Covid: Aparecida (GO) inicia vacinação da 4ª dose para o público 30+
A aplicação deve obedecer ao intervalo mínimo de quatro meses entre a 3ª e a 4ªdose. É necessário apresentar o cartão de vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Seguindo recomendações federais e estaduais, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), município da região metropolitana da capital goiana, iniciou, nesta terça-feira (26/7), a aplicação do segundo reforço (ou quarta dose) da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas com mais de 30 anos.
Os interessados na vacinação podem procurar qualquer um dos 35 postos fixos de imunização em funcionamento na cidade. A aplicação deve obedecer ao intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. É necessário também apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.
Além do critério de faixa etária que autoriza pessoas acima de 30 anos a receberem o segundo reforço, independentemente das vacinas recebidas até então, isto é, podendo ser Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses também continuam aptos a receberem a 4ª dose da vacina.
Cobertura vacinal
A enfermeira da Imunização Thays Pereira Santos destaca que os principais desafios da SMS, nesse momento, são os de ampliar ao máximo a cobertura vacinal contra a Covid-19 em Aparecida, já incluindo as pessoas da faixa 30+, bem como o de vacinar mais crianças, a partir de 3 anos de idade, com a primeira dose. “É fundamental que todos estejam em dia com suas vacinas para que tenhamos uma ampla proteção coletiva contra a Covid-19 no município. Quem já está na hora precisa se vacinar sem perder tempo”, reitera a profissional.
Thays ainda reforça que “não há motivos para se ter medo, as vacinas são para a proteção e são detalhadamente estudadas e testadas cientificamente, são seguras e essenciais. Já foi comprovado por muitos estudos que quem tem o esquema vacinal completo corre menos risco de ter casos graves da doença, de precisar de hospitalização e de tratamentos mais severos. ”
Locais de vacinação
Em Aparecida, a vacinação está disponível nos seguintes postos:
- Central de Imunização
- Maternidade Marlene Teixeira
- UBS Andrade Reis;
- UBS Colina Azul;
- UBS Bairro Cardoso;
- UBS Delfiore;
- UBS Alto Paraíso;
- UBS Bandeirantes;
- UBS Bairro Ilda;
- UBS Independência;
- UBS Buriti Sereno;
- UBS Campos Elíseos;
- UBS Cândido de Queiroz;
- UBS Caraíbas;
- UBS Chácara São Pedro;
- UBS Cruzeiro do Sul;
- UBS Jardim Bela Vista;
- UBS Jardim Boa Esperança;
- UBS Jardim dos Buritis;
- UBS Jardim dos Ipês;
- UBS Jardim Florença;
- UBS Jardim Olímpico;
- UBS Jardim Paraíso;
- UBS Madre Germana;
- UBS Papillon Park;
- UBS Parque Trindade;
- UBS Pontal Sul II;
- UBS Residencial Anhambi;
- UBS Residencial Garavelo Park;
- UBS Retiro do Bosque;
- UBS Jardim Riviera;
- UBS Rosa dos Ventos;
- UBS Santa Luzia;
- UBS Veiga Jardim;.
- UBS Expansul
Horário de funcionamento
A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia