Covid: Anvisa vai avaliar pedido para testar em humanos vacina da UFMG
Agência vai considerar o número de participantes e os dados de segurança obtidos até agora. Solicitação foi feita nessa sexta
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (31/7) que recebeu pedido para realização de estudos de fase 1 e 2 da vacina SpiNTec. A previsão é que novo imunizante fique pronto em 2022.
A vacina é desenvolvida pelo CTVacinas, centro de pesquisas em biotecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Exequiel Dias (Funed).
A análise da Anvisa considerará a “proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais”. A solicitação foi enviada na última sexta-feira (30/7).
A agência informou ainda que, antes da formalização do pedido, já havia se reunido com a equipe da UFMG para esclarecimentos. O último encontro foi em 14 de junho.
Foram discutidas questões como o andamento dos testes e os aspectos regulatórios que devem ser atendidos para submissão do pedido.
Além da pesquisa da UFMG, há outras vacinas nacionais em estudo, como na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).