metropoles.com

Covid: 76% dos internados em Aparecida (GO) não acabaram ciclo vacinal

Segundo levantamento da prefeitura, maioria dos internados não tem esquema completo de vacinação ou não foram imunizados contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudino Antunes/Prefeitura de Aparecida
goias internações covid
1 de 1 goias internações covid - Foto: Claudino Antunes/Prefeitura de Aparecida

Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, alerta sobre a importância de manter a imunização contra Covid-19 em dia. Um levantamento da pasta aponta que 76% das internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública municipal não estava com o esquema vacinal completo ou não tinham recebido nenhuma dose da vacina.

De acordo com a gestão municipal, das 21 pessoas internadas em UTIs no início desta semana, 16 estavam com o esquema vacinal em atraso ou não eram vacinadas. 62% delas já poderia ter recebido a dose de reforço do imunizante, mas não procurou os postos. Outros 13% não tinha recebido nenhuma dose da vacina. Apesar de divulgados nesta segunda (31/1), os dados são da última terça-feira (25/1).

Idosos

A pasta aponta ainda que a população idosa permanece como maioria entre as internações em UTIs para tratamento da Covid-19. O levantamento realizado mostra que 15 idosos estavam internados em UTI para tratamento da Covid-19.

Desse total, apenas um ainda não estava apto a receber a dose de reforço e 14 já tinham alcançado o intervalo necessário para recebimento da terceira dose. Contudo, desses, apenas 4 procuraram os postos para completar o esquema vacinal. Ou seja, dos 15 idosos internados, 10 estavam com o cartão de vacina em atraso.

“Esse dado serve de alerta para a sociedade. 93% das pessoas com mais de 60 anos que precisaram de tratamento intensivo em Aparecida, na data analisada, poderiam estar completamente imunes e assim ter menos chances de internação, já que a maioria recebeu a segunda dose em abril do ano passado. Mas, apenas 20% tinha tomado as três doses. 7% tinha acabado de receber o reforço e, por conta do prazo, ainda não estava totalmente imune”, afirma o secretário de saúde, Alessandro Magalhães.

Cobertura vacinal

De acordo com o último boletim da vacinação contra a Covid-19 divulgado pela SMS, Aparecida já havia aplicado 862.791 doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, 417.335 foram de primeira dose e 356.861 foram de segunda dose. O número indica que 87,3% da população com mais de 12 anos, estimada em 477.878 moradores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já recebeu ao menos a D1 e 78,1% recebeu a D2.

Sobre a dose de reforço, 71.296 pessoas procuraram os postos do município com o objetivo de completar o esquema vacinal com a “terceira dose”. Ou seja, 14,9% da população acima de 12 anos recebeu a D3 ou “dose de reforço da Janssen”. Segundo estimativa da pasta, cerca de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber o reforço, sendo que muitos desses estão em atraso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?