Covid: 75% da população adulta já tomou primeira dose da vacina
São 120 milhões de brasileiros que receberam o primeiro reforço do imunizante. A porcentagem de pessoas totalmente imunizadas é de 33%
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil atingiu, nesta sexta-feira (20/8), a marca de 75% da população adulta vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19. São 120 milhões de brasileiros que receberam o primeiro reforço de imunização.
De acordo com o Ministério da Saúde, a população de 18 anos ou mais é composta por 160 milhões de pessoas. Dessas, 53,2 milhões receberam duas doses ou dose única de vacina, ou seja, estão totalmente imunizadas. O número corresponde a 33,2% dos adultos brasileiros.
Com o avanço na porcentagem, o país fica mais próximo de atingir a meta traçada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O titular da pasta prometeu vacinar todos os brasileiros com ao menos uma dose até o fim de setembro. Além disso, o cardiologista planeja completar a imunização de toda a população até dezembro.
Outra expectativa é de que, após a administração do primeiro reforço em todos os brasileiros, o Ministério da Saúde diminua o intervalo da aplicação entre as doses da Pfizer. De acordo com a bula do fármaco, o prazo recomendado é de 21 dias. No entanto, o governo brasileiro estendeu o período para 90 dias.
Segundo Queiroga, em setembro, depois que todos os brasileiros tiverem recebido ao menos uma dose de qualquer imunizante, o prazo da Pfizer será reduzido de acordo com a recomendação do laboratório.
Até o momento, o governo já distribuiu 215 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. Os números são do Ministério da Saúde e estão disponíveis no site Localiza SUS.
Atualmente há no país quatro vacinas à disposição para o combate à doença. Os laboratórios CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a Janssen prevê apenas uma aplicação para completa imunização.