metropoles.com

Covid: 75% da população adulta já tomou primeira dose da vacina

São 120 milhões de brasileiros que receberam o primeiro reforço do imunizante. A porcentagem de pessoas totalmente imunizadas é de 33%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara / Metrópoles
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Gustavo Alcântara / Metrópoles

O Brasil atingiu, nesta sexta-feira (20/8), a marca de 75% da população adulta vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19. São 120 milhões de brasileiros que receberam o primeiro reforço de imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, a população de 18 anos ou mais é composta por 160 milhões de pessoas. Dessas, 53,2 milhões receberam duas doses ou dose única de vacina, ou seja, estão totalmente imunizadas. O número corresponde a 33,2% dos adultos brasileiros.

Com o avanço na porcentagem, o país fica mais próximo de atingir a meta traçada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O titular da pasta prometeu vacinar todos os brasileiros com ao menos uma dose até o fim de setembro. Além disso, o cardiologista planeja completar a imunização de toda a população até dezembro.

Outra expectativa é de que, após a administração do primeiro reforço em todos os brasileiros, o Ministério da Saúde diminua o intervalo da aplicação entre as doses da Pfizer. De acordo com a bula do fármaco, o prazo recomendado é de 21 dias. No entanto, o governo brasileiro estendeu o período para 90 dias.

Segundo Queiroga, em setembro, depois que todos os brasileiros tiverem recebido ao menos uma dose de qualquer imunizante, o prazo da Pfizer será reduzido de acordo com a recomendação do laboratório.

4 imagens
Vacinação de idosos no Rio
Vacinação de idosos no Rio de Janeiro
Vacinação de idosos no Rio
1 de 4

Vacinação de idosos no Rio

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 4

Vacinação de idosos no Rio

3 de 4

Vacinação de idosos no Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
4 de 4

Vacinação de idosos no Rio

Até o momento, o governo já distribuiu 215 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. Os números são do Ministério da Saúde e estão disponíveis no site Localiza SUS.

Atualmente há no país quatro vacinas à disposição para o combate à doença. Os laboratórios CoronaVacOxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a Janssen prevê apenas uma aplicação para completa imunização.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?