metropoles.com

Covid: 4 milhões de brasileiros estão com 2ª dose da vacina atrasada

Números são desta quinta-feira (22/7), divulgados pelo Ministério da Saúde com base em informações de estados, municípios e do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
São Paulo começará a oferecer na quinta-feira (18/11) as doses de reforço da vacina contra Covid-19 para os maiores de 18 anos
1 de 1 São Paulo começará a oferecer na quinta-feira (18/11) as doses de reforço da vacina contra Covid-19 para os maiores de 18 anos - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Aproximadamente 4 milhões de pessoas não retornaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os números são desta quinta-feira (22/7), divulgados pelo Ministério da Saúde com base em informações dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O assunto tem sido comentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desde o início do mês. No dia 7 de julho, o quantitativo de brasileiros com o reforço atrasado era de 3,4 milhões. De acordo com o titular da pasta, o problema não se deve à falta de imunizantes. Em nota, o órgão ressaltou a importância de completar o esquema vacinal “para que o caráter pandêmico da doença seja superado”.

“Com isso, a pasta continua com sua campanha massiva de incentivo à imunização nacional e recomenda aos estados e municípios que também façam uma busca ativa da população-alvo. De acordo com dados informados pelos estados, municípios e Distrito Federal, cerca de 4 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina Covid-19”, assinalou o órgão.

4 imagens
A capital do país já tem duas unidade que prestam esse serviço
Vacina contra a Covid-19 pode ter evitado até 55 mil mortes, segundo projeção de pesquisador da Fiocruz
Vacinas de rotina reduzem risco de Alzheimer em idosos, diz estudo
1 de 4

Unidades básicas de saúde 1 de Brazlândia e 3 de Ceilândia passam a oferecer atendimento noturno

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

A capital do país já tem duas unidade que prestam esse serviço

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Vacina contra a Covid-19 pode ter evitado até 55 mil mortes, segundo projeção de pesquisador da Fiocruz

Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
4 de 4

Vacinas de rotina reduzem risco de Alzheimer em idosos, diz estudo

Aline Massuca

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço de brasileiros com a segunda dose atrasada: o número era de 1,5 milhão de pessoas. Na época, a pasta atribuiu o déficit à falta de imunizantes — principalmente da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

No início deste mês, Queiroga afirmou, em coletiva de imprensa, que o problema não é mais relacionado à escassez de vacinas. “Há pouco tempo, a segunda dose atrasada se devia à falta do imunizante. Quando o imunizante falta, o Plano Nacional de Operacionalização já diz que a vacina será aplicada assim que chegar. Hoje, não há questão de dose de vacina, porque temos as D2 (dose dois) que estão guardadas”, explicou.

No dia 7 de julho, o ministério lançou peças com os personagens da Família Gotinha para divulgação em veículos de comunicação, com objetivo de incentivar a procura pelos postos de saúde. Os vídeos foram veiculados até a quarta-feira (21/7).

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?