metropoles.com

Covid: 21 estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%

O governo atribui a queda de hospitalizações ao avanço da vacinação contra a Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GDF/Divulgação
Leitos do Hospital de Campanha da PMDF para Covid-19
1 de 1 Leitos do Hospital de Campanha da PMDF para Covid-19 - Foto: GDF/Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (8/9), que a rede hospitalar de 21 estados está menos sobrecarregada e registrando taxas de ocupação de leitos para Covid-19 (clínicos e de UTI) abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade.

A pasta atribui o índice aos 135,3 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose e aos 67,9 milhões que já estão completamente imunizados contra o coronavírus.

Os dados são consolidados pelo Ministério da Saúde com base nas informações disponibilizadas diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Segundo a pasta, as informações apontam que, “na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado nessas regiões e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares”.

“Assim, os hospitais passam a ter mais condições, infraestrutura e RH disponível para receber pacientes com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, como casos de urgência e emergência, traumas, câncer, AVC entre outros, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos”, ressalta o governo federal.

De acordo com os dados, o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro estão na zona de alerta, com taxas de ocupação que variam de 51% a 69%. Roraima saiu da faixa grave, com mais de 80% das unidades ocupadas, e passou ao estado de alerta, registrando entre 70% e 80%.

Vacinação

Até o momento, 253,7 milhões de doses de vacina foram distribuídas para todo o país, desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?